Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3113
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BeatrizHelenaPinhoSilva.pdf543,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tutoria e desafios da formação : análise da experiência do V Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância
Autor(es): Silva, Beatriz Helena Pinho
Orientador(es): Gomes, Carmenísia Jacobina Aires
Assunto: Educação continuada
Educação à distância
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 15-Mar-2012
Referência: SILVA, Beatriz Helena Pinho. Tutoria e desafios da formação: análise da experiência do V Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância. 2011. 113 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem o intuito de discutir a formação continuada para profissionais que atum à distância. Com isso a formação continuada é considerada um aspecto relevante a ser tratado, pois essa modalidade exige profissionais bem preparados, que dêem conta das particularidades que essa modalidade específica apresenta. Educar a distância requer conteúdos adequados, metodologias e didáticas apropriadas. Diante dessa realidade, a pesquisa tratará acerca da formação continuada oferecida para profissionais da Universidade Aberta do Brasil, partindo da percepção dos tutores que trabalham no âmbito da referida formação, que é o V Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância. O referencial teórico discorre acerca das influências da formação para profissionais que atuam na educação à distância, destacando-se as contribuições do V Curso na formação dos profissionais que atuam na Universidade Aberta do Brasil, do Distrito Federal. A pesquisa foi qualitativa e para a coleta de dados foi usado o grupo de discussão. Os sujeitos do grupo foram profissionais que atuam no V Curso de Especialização em Educação continuada e a Distância, como tutores. Os resultados apontaram que esses profissionais necessitam de formação para poder atuar com eficiência. Esses mesmos dados apontam também que muitos profissionais não receberam formação apropriada quando ingressaram na Universidade Aberta do Brasil. Logo enfrentaram dificuldades em se situar no Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como de utilizar as ferramentas tecnológicas necessárias. Iniciativas como as da Faculdade de Educação, em oferecer um curso de formação continuada, colaboram positivamente para a prática desses profissionais. __________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este trabajo tiene como finalidad discutir la formación continua para profesionales que actúan a distancia. Esta formación continua se considera un aspecto importante para ser discutido, ya que este método requiere buena formación, que tengan en cuenta todas las características especiales que esta educación tiene. Educar a distancia requiere contenidos adecuados, metodologías y didáctica apropiada. La investigación trata de la educación continua para los profesionales de la Universidad Abierta de Brasil, y también de la percepción de los tutores que trabajan formación en V Curso. Las bases teóricas acercan de la influencia de la formación de los profesionales que trabajan en la educación a distancia, destacando el impacto de la formación para profesionales que trabajan en la Universidad Abierta de Brasil, el Distrito Federal. La investigación fue cualitativa y la recogida de datos se utilizó el grupo de discusión. Los sujetos del grupo fueron los profesionales que trabajan en el V Especialización en Educación a Distancia y Permanente, en calidad de tutores. Los resultados mostraron que estos profesionales necesitan una formación para poder operar con eficacia. Estos mismos datos también indican que muchos profesionales no recibieron una formación adecuada cuando se incorporaran a la Universidad Abierta de Brasil. Pronto se enfrentaron a dificultades en la colocación del Ambiente Virtual de Aprendizaje, y el uso de herramientas tecnológicas. En que iniciativas como la Facultad de Educación, para ofrecer un curso de educación continua, cooperan positivamente a la práctica de estos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons