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Título: (Auto)biografias de professoras atuantes no magistério sobre suas experiências de leitura
Autor(es): Miguel, Gabriela Cunha
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Leitura
Leitura - educação
Educação básica
Data de apresentação: 29-Abr-2022
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: MIGUEL, Gabriela Cunha. (Auto)biografias de professoras atuantes no magistério sobre suas experiências de leitura. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho discute como podemos oportunizar a emergência de leitores críticos e reflexivos, que tenham hábito e gosto pelo ato de ler. Para isso, durante a abordagem teórica foram levantados aspectos normativos, sócio-históricos, emancipatórios e narrativos sobre a leitura. Em seguida, utilizando o método (auto)biográfico, a pesquisa empírica teve como objetivo investigar os sentidos atribuídos à leitura e às práticas pedagógicas de leitura em sala de aula por professores da Educação Infantil e/ou do Ensino Fundamental Anos Iniciais, contando para isso, com duas professoras atuantes no ensino fundamental, da rede pública de ensino. Como resultados, inicialmente, foram construídos dois diagramas para cada sujeito-participante, traçando trajetórias de memórias de leitura a partir de suas narrativas (auto)biográficas e, em seguida, detalhados os dados advindos das entrevistas narrativas aplicadas, as quais complementam as histórias contadas. Com base nisso, foi possível observar e tecer associações entre os achados teóricos desenvolvidos no trabalho e as falas das professoras, demonstrando avanços significativos para a construção de uma leitura voltada para a fruição e a transformação. Sendo possível concluir que, para que possamos atingir todo o potencial do ato de ler e promover uma cultura leitora promissora no país, deve haver, além do empenho diário dos professores, o efetivo interesse do poder público em cumprir os ideais concebidos em seus âmbitos normativos.
Abstract: This work discusses how we can create opportunities for the emergence of critical and reflective readers, who have the habit and taste for the act of reading. For this, during the theoretical approach normative, socio-historical, emancipatory and narrative aspects about reading were raised. Then, using the (auto)biographical method, the empirical research aimed to investigate the meanings attributed to reading and the pedagogical practices of reading in the classroom by teachers of Early Childhood Education and/or Elementary School, counting forthis, with two teachers working in elementary school, from the public school system. As a result, initially, two diagrams were built for each subject-participant, tracing trajectories of reading memories from their (auto)biographical narratives and, soon after, detailed data from applied narrative interviews, which complement the stories told. Based on this, it was possible to observe and weave associations between the theoretical findings developed at work and the teachers' statements, demonstrating significant advances in the construction of a reading focused on fruition and transformation. It is possible to conclude that, in order for us to reach the full potential of the act of reading and promote a promising reading culture in the country, there must be, in addition to the daily commitment of teachers, the effective interest of the public power in fulfilling the ideals conceived in its normative spheres
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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