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Título: A instituição da análise de impacto regulatório no Brasil : um estudo baseado na teoria regulatória do interesse público
Outros títulos: The adoption of regulatory impact assessment in Brazil in light of the public interest theory of regulation
Autor(es): Ferreira, Maria Clara Fernandes
Orientador(es): Oliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha
Assunto: Regulação econômica
Interesse público
Direito regulatório
Data de apresentação: 26-Out-2021
Data de publicação: 13-Jun-2022
Referência: FERREIRA, Maria Clara Fernandes. A instituição da análise de impacto regulatório no Brasil: um estudo baseado na teoria regulatória do interesse público. 2021. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho examina a instituição da Análise de Impacto Regulatório (AIR) no Brasil à luz da teoria regulatória do interesse público idealizada por Mike Feintuck (2010). Com a publicação da Lei das Agências Reguladoras e da Lei de Liberdade Econômica, o debate sobre a AIR já havia ganhado relevo, tendo em vista a previsão expressa de utilização do instrumento. Posteriormente, coma publicação do Decreto nº 10.411/2020, destinado à regulamentação e procedimentalização da AIR aplicável à Administração Pública Federal, o tema tornou-se ainda mais significativo, trazendo à tona a importância da realização de estudos sobre a Análise de Impacto Regulatório no Brasil. Em análise ao Decreto nº 10.411/2020, observou-se a previsão de avaliação de impactos relacionados a interesses de agentes econômicos e de usuários de serviços prestados, o que levou à hipótese de que tal previsão estaria limitando a análise de impactos relacionados ao interesse público, fator que também deve servir como base para a atividade regulatória do Estado. Para realização do estudo, foi avaliada bibliografia qualificada sobre Análise de Impacto Regulatório, a legislação que abordava o tema no país e a teoria regulatória do interesse público proposta por Mike Feintuck. Para tanto, o estudo foi dividido em duas partes: no primeiro capítulo, a Análise de Impacto Regulatório e os seus principais elementos foram examinados de acordo com a literatura qualificada sobre o tema e, em seguida, foi traçado um histórico de normas relacionadas à análise de impactos no Brasil, até se chegar à publicação do Decretonº10.411/2020, responsável por regulamentar a Análise de Impacto Regulatório no âmbito da Administração Pública Federal. O segundo capítulo dedica-se à apresentação da Teoria Regulatória do Interesse Público de Mike Feintuck e posterior análise do Decreto nº 10.411/2020 com base na teoria selecionada. Ao final, chegou-se à conclusão de que a hipótese inicial estaria confirmada, tendo o Decreto limitado à análise de impactos relacionados ao interesse público. Todavia, através de um esforço interpretativo com base no referencial teórico escolhido, foram apresentadas reflexões quanto à incorporação do elemento interesse público.
Abstract: The present thesis aims to examine the institution of Regulatory Impact Assessment(RIA) in Brazil under the light of the Regulatory Theory of Public Interest conceived by Mike Feintuck (2010). Since the publication of Law no. 13,848/2019 and Law no. 13,874/2019, the debate about RIA has increasingly gained importance, given the expressprovision for its use in regulatory practice. Subsequently, with the publication of Decree no. 10,411/2020, aimed to regulate the RIA applicable to the Federal Public Administration, the subject became even more decisive, bringing to light the importance of carrying out studies about Regulatory Impact Assessment in Brazil.The analysis of Decree 10,411/2020 demonstrates that the assessment of regulatory impacts is only provided for when it is related to the interests of economic agents and users of the services concerned. This limitation could affect the assessment of the impacts related to the public interest, a determinant that should also be one of the bases for the State's regulatory activity. This thesis adopts doctrinal legal researchand legislation analysis, followed by a literature review of Mike Feintuck's theory as methodologies for understanding the hypothesis raised. The study has two main parts. First, the examination of RIA and its main elements based on the qualified literature on the subject, including an analysis of the history related to impact analysis adoption in Brazil, which resulted in Decree 10,411/2020. This Decree created the current Regulatory Impact Assessment as directed by the Federal Public Administration. Second, the appreciation of Mike Feintuck's regulatory theory of public interest and the subsequent analysis of the Decree under discussion. The findings collate the inquiry conducted in both chapters.The results illustrate that the initial hypothesis is correct: the Decree’s provisions limit the analysis of impacts related to the public interest. However, based on the guiding theory, potential workarounds to incorporate the public interest variable in regulatory impact assessment were raised.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
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