Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NatliaFerreiraDosSantos_tcc.pdf488,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorSantos, Natália Ferreira dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Natália Ferreira dos. As dificuldades do ensino e aprendizagem em matemática no bloco inicial de alfabetização. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca explanaras principais dificuldades apresentadas no ensino e aprendizagem no bloco inicial de alfabetização. Tem como objetivo geral entender e discutir os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem nos três anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: analisar os índices de matemática do ensino fundamental no Brasil; entender e avaliar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores durante o processo de ensino; compreender quais as principais dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem; discutir a relação entre os conteúdos trabalhados em sala e seu sentido prático; compreender como as dificuldades de interpretação textual podem prejudicar a aprendizagem da matemática. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e para isso utilizou-se a base de dados Scielo. O Brasil apresenta uma péssima atuação nas avaliações que medem o desempenho dos alunos em matemática. Segundo os depoimentos, a culpa das dificuldades recai majoritariamente sobre os estudantes. Os alunos apresentam maior dificuldade em resolução de problemas. O não domínio da língua materna influencia para erros em matemática. É necessário construir um ensino com significado para as crianças. As principais dificuldades dos professores estão ligadas à superficialidade dos cursos que fizeram. É preciso um maior investimento em políticas públicas para que os docentes obtenham uma melhor formação inicial e continuada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.titleAs dificuldades do ensino e aprendizagem em matemática no bloco inicial de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T15:15:38Z-
dc.date.available2022-05-16T15:15:38Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30653-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper seeks to explain the main difficulties presented in teaching and learning in the initial literacy block. Its general objective is to understand and discuss the main factors that hinder the process of teaching and learning in the three initial years of elementary school. The specific objectives are: to analyze the mathematics rates of elementary school in Brazil; to understand and evaluate the main difficulties faced by teachers during the teaching process; to understand what the main difficultiesof students are in the learning process; to discuss the relationship between the content worked in the classroom and its practical meaning; to understand how the difficulties of textual interpretation can hinder the learning of mathematics. Bibliographic researchwas carried out using the Scielo database. Brazil has a very poor performance in the evaluations that measure the students' performance in mathematics. According to the testimonials, the students are mostly to blame for the difficulties. Students have greater difficulty in problem solving. The lack of mastery of the mother tongue influences the mistakes in mathematics. It is necessary to build a meaningful education for children. Teachers' main difficulties are related to the superficiality of the courses they took. It is necessary to invest more in public policies so that teachers get better initial and continuing education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.