| Título: | A escuta das crianças nos documentos oficiais e diretrizes educacionais de educação infantil no Brasil | 
| Outros títulos: | The listening of children in the official documents and educational guidelines for child education in Brazil | 
| Autor(es): | Santos, Maila Yonara da Silva | 
| Orientador(es): | Voltarelli, Monique Aparecida | 
| Assunto: | Educação de crianças Diretrizes curriculares
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| Data de apresentação: | 2022 | 
| Data de publicação: | 16-Mai-2022 | 
| Referência: | SANTOS, Maila Yonara da Silva. A escuta das crianças nos documentos oficiais e diretrizes educacionais de educação infantil no Brasil. 2022. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | 
| Resumo: | Esta  pesquisa  pretende  analisar  como  a  escuta  das  crianças  aparece  nos  documentos oficiais e diretrizes educacionais para a Educação Infantil no Brasil. Refletindo sobre a visibilidade  social  das  crianças,  a  conquista  de  seus  direitos  e  as  contribuições  da Sociologia   da   Infância   enquanto   campo   científico,   percebemos que   o   processo percorrido pela infância e pelas crianças passou por muitos embates até chegar na atual consideração  destas  como cidadãos de  direitos,  sujeitos  sociais ativos,  com  voz  e  vez. Utilizamos  a  análise  documental  como  metodologia  para  identificar  nos  documentos citações  de  escuta,  participação,  consideração das  formas  de  expressão  das  crianças  e seu  reconhecimento  enquanto  sujeitos  de  direitos.  Através  da  análise  foi  possível identificar  referências  de  escuta  e  participação,  o  que  indica  um  grande  avanço  legal; contudo,  em  muitos  momentos  as  citações  eram  supérfluas  e  voltadas  para  uma  lógica adultocêntrica,  podendo  indicar  ainda  um  longo  caminho  a  se  avançar  nas  Políticas  de Educação  Infantil  para  promoção  do  direito  da  criança  de  participar  e  ter  sua  escuta respeitada. | 
| Abstract: | This research aims to analyze how children's listening appears in official documents and educational guidelines for Early Childhood Education in Brazil. Reflecting on the social visibility of children, the conquest of their rights and the contributions of the Sociology of Childhood as a scientific field, we realize that the process covered by childhood and children went through many clashes until reaching the current consideration of them as citizens  with  rights,  subjects  active  social  groups,  with  voice  and  time.  We  used document analysis as a methodology to identify in the documents citations of listening, participation,  consideration  of  children's  forms  of  expression  and  their  recognition  as subjects  of  rights.  Through  the  analysis,  it  was  possible  to  identify  references  to listening  and  participation,  which  indicates  a  great  legal  advance;  however,  in  many moments the citations were superfluous and focused on an adult-centric logic, and could indicate  a  long  way  to  advance  in  Early  Childhood  Education  Policies  to  promote  the child's right to participate and have their listening respected. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | 
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| Aparece na Coleção: | Pedagogia 
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