Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JuliaVerdadeCosta_tcc.pdf8,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vídeos para o Tiktok : implicações da cultura digital nas produções de crianças e adolescentes
Autor(es): Costa, Júlia Verdade
Orientador(es): Versuti, Andrea Cristina
Assunto: TikTok (Rede social)
Crianças e adolescentes
Recursos audiovisuais
Data de publicação: 16-Mai-2022
Referência: COSTA, Júlia Verdade. Vídeos para o Tiktok: implicações da cultura digital nas produções de crianças e adolescentes. 2022. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho visa refletir sobre a implicação do contexto digital na infância e na juventude e compreender as crianças e os adolescentes como sujeitos sociais produtores de cultura. Para tanto, escolhemos como lócus da pesquisa a rede social TikTok, especificamente devido ao significativo crescimento do seu uso por crianças e jovens brasileiros durante o contexto pandêmico (2020-2021).Por meio da análise de vídeos produzidos para esta rede buscamos compreender a relação do real com o virtual principalmente nas novas formas de se relacionar na sociedade. O trabalho analisa um total de nove produtos audiovisuais escolhidos por meio de pesquisa exploratória de cunho qualitativo de três perfis diferentes de crianças e jovens visando compreender: 1)os diferentes usos da linguagem no digital, 2) suas relações com a tecnologia e 3) os temas mais presentes nos vídeos. Esse território das redes sociais é bastante complexo e têm-se muito o que desvendar, porém consideramos que ele é sinônimo de poder, visibilidade influência e velocidade. Os resultados obtidos com a análise dos vídeos nos mostram e nos alertam que existe, na atualidade, um incentivo à atuação das crianças como produtoras de conteúdo que reforça a hipersexualização e padronização dos corpos e se articula às novas de sociabilização no digital, atravessadas por estratégias de marketing e publicidade para incitação ao consumo. Por esse motivo, deve-se buscar uma educação para a mídia que desperte a consciência crítica das crianças e jovens e da sociedade como um todo em relação aos usos das tecnologias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.