Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30647
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VivianeLimaDosSantos_tcc.pdf370,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O atendimento lúdico pedagógico na hemodiálise em um hospital de Brasília
Autor(es): Santos, Viviane Lima dos
Orientador(es): Kuchenbecker, Liège Gemelli
Assunto: Crianças hospitalizadas
Atividades lúdicas
Hemodiálise
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 16-Mai-2022
Referência: SANTOS, Viviane Lima dos. O atendimento lúdico pedagógico na hemodiálise em um hospital de Brasília. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo aborda sobre o atendimento lúdico pedagógico na hemodiálise em um hospital de Brasília, tendo em vista a necessidade de entender como se dá a importância desse tipo de atendimento neste espaço e a sua importância para as crianças e adolescentes que fazem Tratamento Renal Substitutivo. A pergunta central deste estudo é: como se dá o atendimento lúdico pedagógico na hemodiálise pediátrica? Tem como objetivo geral: relatar a relevância do atendimento lúdico pedagógico ofertado ao paciente em tratamento de insuficiência renal na hemodiálise pediátrica, e como objetivos específicos: entender como acontece o atendimento lúdico pedagógico no setor da hemodiálise pediátrica e compreender a importância do trabalho pedagógico aos pacientes em tratamento de insuficiência renal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de viés qualitativo, organizado em parte teórica e prática, sendo a primeira um estudo bibliográfico desenvolvido por autores que contribuem para a Pedagogia Hospitalar como Ceccim (1997), Fontes (2005) e Souza (2011) e a segunda parte, um estudo de campo com análises dos atendimentos lúdicos pedagógicos realizadas pela pesquisadora através de uma observação participante no ambiente hospitalar e entrevista com a auxiliar pedagógica e a supervisora do hospital pediátrico de Brasília. Os resultados mostram que o atendimento lúdico pedagógico é feito de maneira flexível e humanizada e que nesse espaços e encontrou vários atrasos e comprometimentos no desenvolvimento educacional, psíquico e social. Logo, o atendimento lúdico pedagógico proporcionou mudanças benéficas tanto no desenvolvimento como um todo nas crianças e adolescentes, como transformou o ambiente e o olhar do tratamento levando aos pacientes conforto, alegria e segurança ao frequentarem o hospital.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.