Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30639
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ElizangelaSouzaLima_tcc.pdf28,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Juventude, escola e território : contribuição para a educação pública
Autor(es): Lima, Elizângela Souza
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Educação
Ensino público
Juventude
Brasília (DF) - educação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 13-Mai-2022
Referência: LIMA, Elizângela Souza. Juventude, escola e território: contribuição para a educação pública. 2021. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de Pedagogia aborda a dimensão educativa do território, do campo e da cidade, em relação à juventude e à escola pública na Ceilândia, Região Administrativa do Distrito Federal. Para tal, parte de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola pública localizada no Núcleo Rural Boa Esperança, em Ceilândia/DF. Buscou compreender a relação da juventude com a escola e como território em que estudam e residem, ao considerar as suas narrativas e percepções a cerca de Ceilândia e sobre suas vivências dentro e fora do ambiente escolar. Utilizou-se do território como objeto de análise social, segundo Milton Santos (1994), com uma análise multitemporal a partir do recorte do território investigado, em conjunto com a análise de conteúdo do material empírico coletado no decorrer do trabalho de campo. Como resultado temos que a juventude e escola são atravessados por fenômenos sociais referentes à organização socioespacial, política e econômica do território que estão inseridas, e quando a escola agrega as diversas dimensões desse espaço geográfico nas suas ações educativas desenvolve novas alternativas pedagógicas que envolvem seus estudantes e a comunidade local na compreensão da realidade que fazem parte, gerando novos sentidos e significados para a educação e para as vivências no território.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.