Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AndressaFernandesDaSilva_tcc.pdf977,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorSilva, Andressa Fernandes da-
dc.identifier.citationSILVA, Andressa Fernandes da. Leitura compartilhada e leitura dialógica na formação das crianças nos anos iniciais de escolarização. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO intuito deste trabalho é pesquisar as possibilidades das práticas de leitura, fazendo um estudo bibliográfico sobre a Leitura Compartilhada e a Leitura Dialógica. O objetivo geral é compreender a Leitura Compartilhada e a Leitura Dialógica e tratar as potencialidades dessas práticas e a sua implicação na formação da criança nos anos iniciais de escolarização, elucidando com o objetivo especifico de abordar os estudos sobre a Leitura Dialógica como função social e interativa na formação leitor literário, discorrer sobre métodos de leitura e relacionar teoria e prática na Leitura Dialógica. Uma prática de leitura bastante frequente nos anos iniciais do Ensino Fundamental é a contação de história de um texto literário realizada em voz alta por um adulto para um estudante ou grupo de estudantes. Essa prática pode ser realizada de diversas formas e adaptada por diversas técnicas de leituras diferentes, cada uma com a sua especificidade. Espera-se que, ao final do trabalho, tenha-se conseguido desenvolver de maneira satisfatória as potencialidades dos métodos no empenho de um desenvolvimento mais amplo e ativo na compreensão da leitura. O levantamento feito das práticas de leitura e contação de história mostraram promissores no amadurecimento da autonomia da criança, fomentando uma maior compreensão e interação com a sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.titleLeitura compartilhada e leitura dialógica na formação das crianças nos anos iniciais de escolarizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T12:03:42Z-
dc.date.available2022-05-13T12:03:42Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30636-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of thiswork is to research the possibilities of reading practices, making a bibliographical study on Shared Reading and Dialogic Reading. The general objective is to understand Shared Reading and Dialogic Reading and address the potential of these practices and their implication in the education of children in the early years of schooling, elucidating with the specific objective of approaching studies on Dialogic Reading as a social and interactive function. in the formation of literary reader, talk about readingmethods and relate theory and practice in Dialogic Reading. A very frequent reading practice in the early years of elementary school is the storytelling of a literary text performed aloud by an adult to a student or group of students. This practice can beperformed in different ways and adapted by different reading techniques, each with its own specificity. It is expected that, at the end of the work, it was possible to satisfactorily develop the potential of the methods in the effort to a broader and moreactive development in reading comprehension. The survey carried out on reading and storytelling practices showed promise in the maturation of the child's autonomy, fostering greater understanding and interaction with society.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.