Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AnaLuizaRodriguesRibeiro_tcc.pdf419,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trajetórias de vida e escolar de jovens diabéticas no ensino médio
Autor(es): Ribeiro, Ana Luiza Rodrigues
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Estudantes
Diabetes em adolescentes
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 9-Mai-2022
Referência: RIBEIRO, Ana Luiza Rodrigues. Trajetórias de vida e escolar de jovens diabéticas no ensino médio. 2020. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as trajetórias de vida e escolar de jovens mulheres com diabetes no ensino médio. O estudo justifica-se pela necessidade de conhecer e compreender as especificidades das estudantes que possuem essa condição que interfere diretamente na dinâmica de vida pessoal, escolar e social. Esta pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa, na perspectiva da escuta sensível (Barbier, 2002). Foram realizadas entrevistas narrativas com três jovens diabéticas, estudantes do ensino médio, pertencentes às unidades federativas de Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Pode-se inferir, com base nesse estudo, que a diabetes é pouco conhecida e reconhecida no contexto escolar e que a desinformação sobre tal condição humana causou situações constrangedoras e barreiras de participação para as jovens estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.