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Título: Contabilidade digital : estudo de caso numa startup de prestação de serviços em contabilidade consultiva
Autor(es): Mendes, João Vítor Vieira
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Contabilidade
Ciências Contábeis
Startup
Data de apresentação: Ago-2020
Data de publicação: 11-Abr-2022
Referência: MENDES, João Vítor Vieira. Contabilidade digital: estudo de caso numa startup de prestação de serviços em contabilidade consultiva. 2020. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente pesquisa objetiva compreender se a inserção da Contabilidade na Era Digital desenvolveu processos e diretrizes na aplicação prática da Ciência Contábil. Num contexto no qual a operacionalização da prática contábil passou por uma intensa transformação de suas bases ideológicas, a digitalização do processo de execução do SIC revolucionou o ramo de prestação de serviços contábeis, trazendo uma série de modificações ao exercício prático da ciência. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso de uma Startup prestadora de serviços de consultoria contábil e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista virtual dos colaboradores e sócios da empresa. Os procedimentos de análise subdividiram-se em 4 (quatro) etapas nas quais buscou-se a construção de um modelo-padrão de SIC, com base nos pontos fortes e fracos apontados pela literatura como inerentes a uma startup que vivencia a digitalização na prestação dos serviços contábeis. Posteriormente, efetuou-se a comparação entre o modelo teórico e a realidade da empresa. Os resultados da análise sugerem que os processos e diretrizes aplicados na Blue Consult interiorizam quase totalmente as inovações e propostas de desenvolvimento que a contabilidade digital trouxe à aplicação dos procedimentos contábeis. Os resultados sugeriram que mais de 75%do processo contábil da Blue consult é realizado de forma digital, as entregas de resultado são mais rápidas e analíticas e os profissionais interiorizam múltiplas habilidades e valorizam necessidade de proatividade no atendimento ao cliente e na capacidade de conquista de mercado da empresa. Os pontos negativos estão relacionados à resistência de parte dos clientes a este processo e às dificuldades que a comunicação por mídias sociais pode trazer à execução fluída do processo como um todo.
Abstract: This research aims to understand if the Accountinginsertionin the Digital Era has developed processes and guidelines in the practical application of Accounting Science. In a context in which the operationalization of accounting practice has undergone an intense transformation of its ideological bases, the digitalization of the SIC execution process has revolutionized the branch of accounting services, bringing a series of modifications to the practical exercise of this science. The methodological approach used was the case study of a Startup providing accounting consulting services and the data collection instrument used was the virtual interview of the company's employees and partners. The analysis procedures were subdivided into 4 (four) stages in which the construction of a standard SICmodel was sought, based on the strengths and weaknessespointed out by the literature as inherent to a startup that experiences digitalization in the provision ofaccounting services. Subsequently, a comparison was made between the theoretical model and the reality of the company. The results of the analysis suggest that the processes and guidelines applied at Blue Consult almost completely internalize the innovations and development proposals that digital accounting has brought to the application of accounting procedures. The results suggestedthat more than 75% of Blue Consult ́saccounting process is carried out digitally, results are delivered faster and more analytically, and professionals internalize multiple skills and value the need for proactivity in customer service and the ability to win. company's market. The negative points are related to the resistance of the clients to this process and to the difficulties that communication through social media can bring to the fluid execution of the process as a whole.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
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