Título: | Desenvolvimento das práticas sociais e dos gêneros textuais por meio de metodologias ativas na sala de aulas |
Autor(es): | Alarcão, Estefany Santos de Oliveira, Karine Caroline de |
Orientador(es): | Silva, Edna Cristina Muniz da |
Assunto: | Gêneros textuais Livros didáticos Gramática Educação básica |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 4-Abr-2022 |
Referência: | ALARCÃO, Estefany Santos de; OLIVEIRA, Karine Caroline de. Desenvolvimento das práticas sociais e dos gêneros textuais por meio de metodologias ativas na sala de aulas. 2021. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O trabalho desenvolvido trata-se de uma análise das práticas sociais inseridas em um livro
didático para trabalhar com os gêneros textuais e conteúdos gramaticais, usando a linguística
textual nas salas de aula de Língua Portuguesa. Aborda também algumas propostas
incentivadoras de reversão do ensino tradicional para a sala de aula ativa com novas
metodologias. Ao observarmos durante a vivência nos estágios supervisionados e a trajetória
acadêmica na licenciatura, notamos que os alunos da Educação Básica não desenvolvem as
habilidades e competências necessárias orientadas pela BNCC (Base Nacional Comum
Curricular) no componente de Língua Portuguesa, como, por exemplo, interpretar, envolver-se
em práticas de leitura e expandir sua produção textual. Refletimos, durante o estudo, que é
possível uma ampliação desses conhecimentos com o uso de metodologias ativas, fazendo com
que as práticas sociais estejam dentro da sala de aula com a mesma linguagem dos alunos, para
expandir uma aproximação da escola com a vida real dos estudantes. |
Abstract: | In this article is an analysis of social practices inserted in a textbook to work with textual genres,
using textual linguistics in Portuguese Language classrooms. It also discusses some
encouraging proposals for reversing traditional teaching to the active classes with new
methodologies. When observing during the experience in supervised internships and academic
trajectory in the degree, we notice that Basic Education students do not develop the necessary
skills and competences guided by the BNCC (Common National Curriculum Base) in the
Portuguese Language component, such as, for example, interpreting, engaging in practices of
reading and expanding their textual production. We reflected, during the study, that it is possible
to expand this knowledge with the use of active methodologies, making social practices within
the classes with the same language as the students to expand the school's approach to the real
life of students. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Português
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