Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EstefanyAlarcao_KarineCarolineOliveira_tcc.pdf8,15 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edna Cristina Muniz da-
dc.contributor.authorAlarcão, Estefany Santos de-
dc.contributor.authorOliveira, Karine Caroline de-
dc.identifier.citationALARCÃO, Estefany Santos de; OLIVEIRA, Karine Caroline de. Desenvolvimento das práticas sociais e dos gêneros textuais por meio de metodologias ativas na sala de aulas. 2021. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho desenvolvido trata-se de uma análise das práticas sociais inseridas em um livro didático para trabalhar com os gêneros textuais e conteúdos gramaticais, usando a linguística textual nas salas de aula de Língua Portuguesa. Aborda também algumas propostas incentivadoras de reversão do ensino tradicional para a sala de aula ativa com novas metodologias. Ao observarmos durante a vivência nos estágios supervisionados e a trajetória acadêmica na licenciatura, notamos que os alunos da Educação Básica não desenvolvem as habilidades e competências necessárias orientadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no componente de Língua Portuguesa, como, por exemplo, interpretar, envolver-se em práticas de leitura e expandir sua produção textual. Refletimos, durante o estudo, que é possível uma ampliação desses conhecimentos com o uso de metodologias ativas, fazendo com que as práticas sociais estejam dentro da sala de aula com a mesma linguagem dos alunos, para expandir uma aproximação da escola com a vida real dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGêneros textuaispt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordGramáticapt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento das práticas sociais e dos gêneros textuais por meio de metodologias ativas na sala de aulaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T14:24:44Z-
dc.date.available2022-04-04T14:24:44Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30346-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In this article is an analysis of social practices inserted in a textbook to work with textual genres, using textual linguistics in Portuguese Language classrooms. It also discusses some encouraging proposals for reversing traditional teaching to the active classes with new methodologies. When observing during the experience in supervised internships and academic trajectory in the degree, we notice that Basic Education students do not develop the necessary skills and competences guided by the BNCC (Common National Curriculum Base) in the Portuguese Language component, such as, for example, interpreting, engaging in practices of reading and expanding their textual production. We reflected, during the study, that it is possible to expand this knowledge with the use of active methodologies, making social practices within the classes with the same language as the students to expand the school's approach to the real life of students.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.