Título: | Ciências humanas e a reforma do ensino médio no Distrito Federal : concepções e práticas dos agentes educacionais |
Autor(es): | Assis, Doralice Pereira de |
Orientador(es): | Cigales, Marcelo Pinheiro |
Assunto: | Ensino médio Currículo escolar Ensino remoto |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 29-Mar-2022 |
Referência: | ASSIS, Doralice Pereira de. Ciências humanas e a reforma do ensino médio no Distrito Federal: concepções e práticas dos agentes educacionais. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho analisa a implementação da reforma do Ensino Médio no Distrito
Federal. Partindo das discussões no cenário político nacional que acarretaram a aprovação
da Lei 13.415/2017 e a formulação da BNCC, é descrito quais os argumentos utilizados
para a reforma e quais as mudanças aprovadas. Para compreender como a reforma vem
sendo discutida no meio acadêmico é feito um levantamento de artigos publicados sobre
o tema, quais assuntos e discussões foram feitas e quais os principais autores utilizados.
A partir disso, aborda-se como referência teórica o autor Basil Bernstein e sua teoria do
dispositivo pedagógico, mais especificamente os conceitos de Código e Campo do
Controle Simbólico. No Distrito Federal, observamos a mudança do Currículo em
Movimento e o início da operacionalização da reforma a partir de escolas piloto. Foram
realizadas oito entrevistas com professores e gestores para entender quais os avanços e
desafios da reforma, considerando também o contexto de pandemia da Covid-19 e as
aulas no modelo remoto emergencial. Entre os resultados podemos apontar que os
professores não se sentiram ouvidos nas consultas para a elaboração do Currículo,
gerando desmotivação em participar de novas consultas; o treinamento realizado pela
EAPE são, em geral, bem aceitos pelos professores, mas existe resistência de uma parcela;
há ainda dúvidas sobre os conteúdos que devem ser dados em cada semestre e
reclamações acerca da complexidade do Diário de Classe; o componente Projeto de vida
e o eixo Empreendedorismo chegaram às escolas com muita desconfiança e ressalva dos
professores, estes são considerados pelos gestores, temas ainda em construção; o período
de Ensino Remoto Emergencial foi o maior desafio na implementação e a falta de um
sistema de gestão acadêmica que suporte o novo modelo de Ensino Médio é uma das
dificuldades apontadas tanto por professores quanto pelos gestores. |
Abstract: | The present article analyzes the implementation of high school reform in the Federal
District. Starting from the discussions in the national political scenario that led to the
approval of Law 13.415/2017 and the formulation of the BNCC, it is described what
arguments are used for the reform and what changes were approved. To understand how
the reform has been discussed in the academic environment, a survey of articles published
on the subject is carried out, which subjects and discussions were made and which main
authors used, with this discussion is used as a theoretical reference the author Basil
Bernstein and his theory of the pedagogical device, more specifically the concepts of
Code and Field of symbolic control. In the Federal District, we observed the change in
the Currículo em Movimento and the beginning of the operationalization of the reform
from pilot schools, eight interviews are used with teachers from these schools and
managers involved in the process, to understand the advances and challenges in the
implementation, also considered the pandemic context of the Covid-19 and the classes in
the emergency remote model.Among the results we can point out that teachers did not
feel heard in the consultations for the preparation of the Curriculum, generating
demotivation in participating in new consultations; the training carried out by EAPE are,
in general, well accepted by teachers, but there is resistance from a portion; there are still
doubts about the contents that should be given each semester and complaints about the
complexity of the Class Diary; the Life Project component and the Entrepreneurship axis
reached schools with much distrust and reservation of teachers, these are considered by
managers, themes still under construction; the period of Emergency Remote Education
was the biggest challenge in the implementation and the lack of an academic management
system that supports the new high school model is one of the difficulties pointed out by
both teachers and managers. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.