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dc.contributor.advisorCigales, Marcelo Pinheiro-
dc.contributor.authorAssis, Doralice Pereira de-
dc.identifier.citationASSIS, Doralice Pereira de. Ciências humanas e a reforma do ensino médio no Distrito Federal: concepções e práticas dos agentes educacionais. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a implementação da reforma do Ensino Médio no Distrito Federal. Partindo das discussões no cenário político nacional que acarretaram a aprovação da Lei 13.415/2017 e a formulação da BNCC, é descrito quais os argumentos utilizados para a reforma e quais as mudanças aprovadas. Para compreender como a reforma vem sendo discutida no meio acadêmico é feito um levantamento de artigos publicados sobre o tema, quais assuntos e discussões foram feitas e quais os principais autores utilizados. A partir disso, aborda-se como referência teórica o autor Basil Bernstein e sua teoria do dispositivo pedagógico, mais especificamente os conceitos de Código e Campo do Controle Simbólico. No Distrito Federal, observamos a mudança do Currículo em Movimento e o início da operacionalização da reforma a partir de escolas piloto. Foram realizadas oito entrevistas com professores e gestores para entender quais os avanços e desafios da reforma, considerando também o contexto de pandemia da Covid-19 e as aulas no modelo remoto emergencial. Entre os resultados podemos apontar que os professores não se sentiram ouvidos nas consultas para a elaboração do Currículo, gerando desmotivação em participar de novas consultas; o treinamento realizado pela EAPE são, em geral, bem aceitos pelos professores, mas existe resistência de uma parcela; há ainda dúvidas sobre os conteúdos que devem ser dados em cada semestre e reclamações acerca da complexidade do Diário de Classe; o componente Projeto de vida e o eixo Empreendedorismo chegaram às escolas com muita desconfiança e ressalva dos professores, estes são considerados pelos gestores, temas ainda em construção; o período de Ensino Remoto Emergencial foi o maior desafio na implementação e a falta de um sistema de gestão acadêmica que suporte o novo modelo de Ensino Médio é uma das dificuldades apontadas tanto por professores quanto pelos gestores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.titleCiências humanas e a reforma do ensino médio no Distrito Federal : concepções e práticas dos agentes educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T15:00:59Z-
dc.date.available2022-03-29T15:00:59Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30265-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present article analyzes the implementation of high school reform in the Federal District. Starting from the discussions in the national political scenario that led to the approval of Law 13.415/2017 and the formulation of the BNCC, it is described what arguments are used for the reform and what changes were approved. To understand how the reform has been discussed in the academic environment, a survey of articles published on the subject is carried out, which subjects and discussions were made and which main authors used, with this discussion is used as a theoretical reference the author Basil Bernstein and his theory of the pedagogical device, more specifically the concepts of Code and Field of symbolic control. In the Federal District, we observed the change in the Currículo em Movimento and the beginning of the operationalization of the reform from pilot schools, eight interviews are used with teachers from these schools and managers involved in the process, to understand the advances and challenges in the implementation, also considered the pandemic context of the Covid-19 and the classes in the emergency remote model.Among the results we can point out that teachers did not feel heard in the consultations for the preparation of the Curriculum, generating demotivation in participating in new consultations; the training carried out by EAPE are, in general, well accepted by teachers, but there is resistance from a portion; there are still doubts about the contents that should be given each semester and complaints about the complexity of the Class Diary; the Life Project component and the Entrepreneurship axis reached schools with much distrust and reservation of teachers, these are considered by managers, themes still under construction; the period of Emergency Remote Education was the biggest challenge in the implementation and the lack of an academic management system that supports the new high school model is one of the difficulties pointed out by both teachers and managers.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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