Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30262
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ViniciusRodriguesAlvesGomes_tcc.pdf543,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O pedagogo como digital influencer no Instagram
Autor(es): Gomes, Vinícius Rodrigues Alves
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Homossexuais
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 29-Mar-2022
Referência: Gomes, Vinícius Rodrigues Alves. O pedagogo como digital influencer no Instagram. 2021. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho percorrerá um debate sobre a atuação de pedagogos homens homossexuais em diferentes áreas externas na educação informal. Gerando uma discussão que visa dar credibilidade ao trabalho de pedagogos homens gays que por sua formação deveriam estar em sala de aula, mas atualmente estão desempenhando seu trabalho nas redes sociais, focando em um trabalho de Digital Influencer no aplicativo Instagram. É interessante pensar que ambientes não escolares podem trazer receios para aqueles que sonharam no ambiente físico da sala de aula e hoje estão trabalhando em um ambiente virtual na internet, sem os espaços físicos construídos. Vale ressaltar os agravos das frustrações encontradas no caminho como pedagogo homem homossexual em atuação na educação infantil, e mostrar como o Instagram foi uma válvula de escape que me abriu portas de trabalhos enquanto pedagogo para ser um Digital Influencer. Logo, mostrarei essas atividades enquanto Digital Influencer que podem ser realizadas por pessoas com formação em Pedagogia. Utilizarei uma metodologia de trabalho lúdica e diferente, que traz o próprio aplicativo Instagram como forma concreta deste TCC em forma de posts (que são publicações no aplicativo).
Abstract: This work will cover a debate on the role of homosexual male pedagogues in different external areas in informal education. Generating a discussion that aims to give credibility to the work of gay male pedagogues who, due to their training, should be in the classroom, but are currently performing their work on social networks, focusing on a work by Digital Influencer on the Instagram app. It is interesting to think that non-school environments can bring fears to those who dreamed of the physical environment of the classroom and are now working in a virtual environment on the internet, without the physical built spaces. It is worth highlighting the aggravations of the frustrations encountered along the way as a homosexual male pedagogue working in early childhood education, and showing how Instagram was an escape valve that opened doors for me to work as a pedagogue to be a Digital Influencer. Soon, I will show these activities as a Digital Influencer that can be performed by people with a background in Pedagogy. I will use a playful and different work methodology, which brings the Instagram app itself as a concrete form of this TCC in the form of posts (which are publications in the app).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.