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Título: Planejamento e currículo como mecanismo de transformação do discente com dificuldade de aprendizagem
Autor(es): Silva, Gilson Thiago Ferreira da
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Distúrbios da aprendizagem
Planejamento educacional
Aprendizagem
Currículo escolar
Dificuldades escolares
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: SILVA, Gilson Thiago Ferreira da. Planejamento e currículo como mecanismo de transformação do discente com dificuldade de aprendizagem. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho traz como temática a questão do currículo e do planejamento realizado pelo professor, através dos previstos pelas instâncias superiores, afim contribuir para o processo de ensino-aprendizagem do aluno com dificuldade e/ou defasagem curricular, além de analisar os fatores que acarretaram essas nuances. Os objetivos específicos são: caracterizar as considerações no ambiente escolar sobre planejamento e currículo; Analisar como o planejamento e o currículo executado pelo professor consegue lidar com as dificuldades e defasagens curricular dos alunos no cotidiano escolar; Identificar e analisar como são as consequências dessas ações na aprendizagem dos alunos com dificuldades e/ou defasagens; Coletar o posicionamento dos professores acerca das consequências dos planejamentos e a aplicabilidade curricular, bem como buscar outros fatores influenciadores. Para atender os objetivos foram realizadas entrevistas com professoras, observação dos alunos, e aplicação de duas atividades durante o estágio obrigatório. Os resultados da pesquisa foram auferidos, tendo como base as experiências como discente, docente no estágio, as entrevistas com as professoras e as observações, em consonância com a concepção de alguns autores como Chiavenato (1987 e 2004), Oliveira (2002 e 2006), Padilha (2001), Vasconcelos (1995 e 2000) e Libâneo (1992 e 1998) acerca do planejamento e currículo. Através dessa pesquisa, foi perceptível que o planejamento de ensino e o currículo quando realizados atendendo as necessidades dos alunos são fatores preponderantes para uma aprendizagem adequada, porém existem fatores externos a escola, como síndromes e o contexto familiar, que podem contribuir para dificultar esse processo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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