Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Silva, Gilson Thiago Ferreira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gilson Thiago Ferreira da. Planejamento e currículo como mecanismo de transformação do discente com dificuldade de aprendizagem. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz como temática a questão do currículo e do planejamento realizado
pelo professor, através dos previstos pelas instâncias superiores, afim contribuir para o
processo de ensino-aprendizagem do aluno com dificuldade e/ou defasagem curricular, além
de analisar os fatores que acarretaram essas nuances. Os objetivos específicos são:
caracterizar as considerações no ambiente escolar sobre planejamento e currículo; Analisar
como o planejamento e o currículo executado pelo professor consegue lidar com as
dificuldades e defasagens curricular dos alunos no cotidiano escolar; Identificar e analisar
como são as consequências dessas ações na aprendizagem dos alunos com dificuldades e/ou
defasagens; Coletar o posicionamento dos professores acerca das consequências dos
planejamentos e a aplicabilidade curricular, bem como buscar outros fatores influenciadores.
Para atender os objetivos foram realizadas entrevistas com professoras, observação dos
alunos, e aplicação de duas atividades durante o estágio obrigatório. Os resultados da pesquisa
foram auferidos, tendo como base as experiências como discente, docente no estágio, as
entrevistas com as professoras e as observações, em consonância com a concepção de alguns
autores como Chiavenato (1987 e 2004), Oliveira (2002 e 2006), Padilha (2001), Vasconcelos
(1995 e 2000) e Libâneo (1992 e 1998) acerca do planejamento e currículo. Através dessa
pesquisa, foi perceptível que o planejamento de ensino e o currículo quando realizados
atendendo as necessidades dos alunos são fatores preponderantes para uma aprendizagem
adequada, porém existem fatores externos a escola, como síndromes e o contexto familiar,
que podem contribuir para dificultar esse processo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dificuldades escolares | pt_BR |
dc.title | Planejamento e currículo como mecanismo de transformação do discente com dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T13:34:26Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T13:34:26Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30238 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|