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Título: A formação do leitor-literário na educação infantil
Autor(es): Dantas, Letícia Da Silva Rocha
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Educação infantil
Leitor
Hábitos de leitura
Interesses na leitura
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: DANTAS, Letícia Da Silva Rocha. A formação do leitor-literário na educação infantil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho foi feito com o intuito de compreender, a partir de estudos, a formação do leitor literário na Educação Infantil, buscando a relação entre a Infância, Literatura e Educação Infantil. Dentro desta proposta, buscou-se investigar o que os autores do campo da Educação, Literatura e Sociologia escreveram sobre o assunto, como Vygotski (2009), Gilka Girardello (2011), Reis (2020), além de observar fontes documentais, leis, portarias e projetos que garantam o acesso aos trabalhos literários desde a infância. Dessa forma, tais textos, permitiram que as reflexões fossem mais profundas e legitimadas. Ao investigar a importância da literatura na Educação Infantil, temas como criatividade, escuta ativa e narração são necessários para entender o impacto que os livros podem gerar aos pequenos. Além disso, resoluções tidas como certas foram desmistificadas. Logo, a formação do leitor-literário na Educação Infantil permite que a imaginação da criança seja expandida e sua autonomia garantida.
Abstract: This work was done in order to understand, from studies, the formation of the literary reader in Early Childhood Education, seeking the relationship between Childhood, Literature and Early Childhood Education. Within this proposal, we sought to investigate what authors in the field of Education, Literature and Sociology have written on the subject, such as Vygotski (2009), Gilka Girardello (2011), Reis (2020), in addition to observing laws in documental sources. , ordinances and projects that guarantee access to literary works from childhood. In this way, such texts allowed the reflections to be deeper and more legitimized. When investigating the importance of literature in early childhood education, themes such as creativity, active listening and narration are necessary to understand the impact that books can have on little ones. Furthermore, many resolutions taken for granted have been demystified. Therefore, the formation of the literary-reader in Early Childhood Education allows the child's imagination to be expanded and its autonomy guaranteed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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