Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30236
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeticiaSilvaRochaDantas_tcc.pdf407,25 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMunhoz, Silmara Carina Dornelas-
dc.contributor.authorDantas, Letícia Da Silva Rocha-
dc.identifier.citationDANTAS, Letícia Da Silva Rocha. A formação do leitor-literário na educação infantil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi feito com o intuito de compreender, a partir de estudos, a formação do leitor literário na Educação Infantil, buscando a relação entre a Infância, Literatura e Educação Infantil. Dentro desta proposta, buscou-se investigar o que os autores do campo da Educação, Literatura e Sociologia escreveram sobre o assunto, como Vygotski (2009), Gilka Girardello (2011), Reis (2020), além de observar fontes documentais, leis, portarias e projetos que garantam o acesso aos trabalhos literários desde a infância. Dessa forma, tais textos, permitiram que as reflexões fossem mais profundas e legitimadas. Ao investigar a importância da literatura na Educação Infantil, temas como criatividade, escuta ativa e narração são necessários para entender o impacto que os livros podem gerar aos pequenos. Além disso, resoluções tidas como certas foram desmistificadas. Logo, a formação do leitor-literário na Educação Infantil permite que a imaginação da criança seja expandida e sua autonomia garantida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordLeitorpt_BR
dc.subject.keywordHábitos de leiturapt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.titleA formação do leitor-literário na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T13:23:03Z-
dc.date.available2022-03-25T13:23:03Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30236-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work was done in order to understand, from studies, the formation of the literary reader in Early Childhood Education, seeking the relationship between Childhood, Literature and Early Childhood Education. Within this proposal, we sought to investigate what authors in the field of Education, Literature and Sociology have written on the subject, such as Vygotski (2009), Gilka Girardello (2011), Reis (2020), in addition to observing laws in documental sources. , ordinances and projects that guarantee access to literary works from childhood. In this way, such texts allowed the reflections to be deeper and more legitimized. When investigating the importance of literature in early childhood education, themes such as creativity, active listening and narration are necessary to understand the impact that books can have on little ones. Furthermore, many resolutions taken for granted have been demystified. Therefore, the formation of the literary-reader in Early Childhood Education allows the child's imagination to be expanded and its autonomy guaranteed.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.