Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Munhoz, Silmara Carina Dornelas | - |
dc.contributor.author | Dantas, Letícia Da Silva Rocha | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Letícia Da Silva Rocha. A formação do leitor-literário na educação infantil. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi feito com o intuito de compreender, a partir de estudos, a formação do leitor
literário na Educação Infantil, buscando a relação entre a Infância, Literatura e Educação
Infantil. Dentro desta proposta, buscou-se investigar o que os autores do campo da Educação,
Literatura e Sociologia escreveram sobre o assunto, como Vygotski (2009), Gilka Girardello
(2011), Reis (2020), além de observar fontes documentais, leis, portarias e projetos que
garantam o acesso aos trabalhos literários desde a infância. Dessa forma, tais textos, permitiram
que as reflexões fossem mais profundas e legitimadas. Ao investigar a importância da literatura
na Educação Infantil, temas como criatividade, escuta ativa e narração são necessários para
entender o impacto que os livros podem gerar aos pequenos. Além disso, resoluções tidas como
certas foram desmistificadas. Logo, a formação do leitor-literário na Educação Infantil permite
que a imaginação da criança seja expandida e sua autonomia garantida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hábitos de leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interesses na leitura | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor-literário na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T13:23:03Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T13:23:03Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30236 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work was done in order to understand, from studies, the formation of the literary reader in
Early Childhood Education, seeking the relationship between Childhood, Literature and Early
Childhood Education. Within this proposal, we sought to investigate what authors in the field
of Education, Literature and Sociology have written on the subject, such as Vygotski (2009),
Gilka Girardello (2011), Reis (2020), in addition to observing laws in documental sources. ,
ordinances and projects that guarantee access to literary works from childhood. In this way,
such texts allowed the reflections to be deeper and more legitimized. When investigating the
importance of literature in early childhood education, themes such as creativity, active listening
and narration are necessary to understand the impact that books can have on little ones.
Furthermore, many resolutions taken for granted have been demystified. Therefore, the
formation of the literary-reader in Early Childhood Education allows the child's imagination to
be expanded and its autonomy guaranteed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|