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Título: Satisfação profissional docente : uma análise com professores dos anos iniciais do ensino fundamental da SEEDF
Autor(es): Gomes, Glenda Maiara Santos
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Satisfação no trabalho
Docência
Professores - stress ocupacional
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: GOMES, Glenda Maiara Santos. Satisfação profissional docente: uma análise com professores dos anos iniciais do ensino fundamental da SEEDF. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar aspectos do trabalho nas dimensões da satisfação/insatisfação com professores em diferentes momentos da carreira dos professores dos anos iniciais atuantes Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre formação e atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) sobre o Ciclo de carreira dos professores do Distrito Federal: temporalidade e condições de trabalho. Como referencial teórico trabalhamos com a compreensão de que a satisfação profissional é definida como um estado positivo e emocional vivido no trabalho, associado a variáveis importantes, como autoestima, bem-estar físico e mental, valorização, motivação docente, realização profissional, com os autores que mais se destacaram nessa área, Dias e Nascimento (2020), Seco,(2001), Pedro(2007) e Pedro e Peixoto(2006); Além de debatermos com os estudos de Huberman (2000) sobre o ciclo de vida profissional. O estudo observou que os professores têm aspectos que estão satisfeitos: i)em relação a autonomia, ii) sobre a relação pessoal,iii) atividade docente e iv) estabilidade, e outros que lhe causam insatisfação, como plano de carreira e remuneração. Embora esse sentimento possa aparecer em algum momento, o nível de satisfação é consideravelmente elevado em relação aos aspectos ligados a essa profissão.
Abstract: This work aimed to analyze the aspects of work in the demands of satisfaction / dissatisfaction with teachers at different moments in the career of teachers in the early years working at the State Department of Education of the Federal District (SEEDF). This is an excerpt from a broader research developed by the Study and Research Group on the training and performance of Teachers / Pedagogues (GEPFAPe) on the career cycle of teachers in the Federal District: temporality and working conditions. As a theoretical framework, we work with the understanding that job satisfaction is defined as a positive and emotional state experienced at work, associated with important variables, such as self-esteem, physical and mental well-being, appreciation, teacher motivation, professional achievement, with the most prominent authors in this area, Dias e Nascimento (2020), Seco, (2001), Pedro (2007) and Pedro and Peixoto (2006); In addition to debating with studies by Huberman (2000) about the professional life cycle. The study observed that teachers have aspects that are related: i) in relation to autonomy, ii) about the personal relationship, iii) teaching activity and iv) stability, and others that cause dissatisfaction, such as career plan and remuneration. Although this feeling may appear at some point, the level of satisfaction is considerably high in relation to aspects related to this profession.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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