Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Gomes, Glenda Maiara Santos | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Glenda Maiara Santos. Satisfação profissional docente: uma análise com professores dos anos iniciais do ensino fundamental da SEEDF. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar aspectos do trabalho nas dimensões da
satisfação/insatisfação com professores em diferentes momentos da carreira dos
professores dos anos iniciais atuantes Secretaria Estadual de Educação do Distrito
Federal (SEEDF). Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida
pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre formação e atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) sobre o Ciclo de carreira dos professores do Distrito Federal: temporalidade e condições de trabalho. Como referencial teórico trabalhamos com a compreensão de que a satisfação profissional é definida como
um estado positivo e emocional vivido no trabalho, associado a variáveis
importantes, como autoestima, bem-estar físico e mental, valorização, motivação
docente, realização profissional, com os autores que mais se destacaram nessa
área, Dias e Nascimento (2020), Seco,(2001), Pedro(2007) e Pedro e Peixoto(2006);
Além de debatermos com os estudos de Huberman (2000) sobre o ciclo de vida
profissional. O estudo observou que os professores têm aspectos que estão
satisfeitos: i)em relação a autonomia, ii) sobre a relação pessoal,iii) atividade
docente e iv) estabilidade, e outros que lhe causam insatisfação, como plano de
carreira e remuneração. Embora esse sentimento possa aparecer em algum
momento, o nível de satisfação é consideravelmente elevado em relação aos
aspectos ligados a essa profissão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Satisfação no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - stress ocupacional | pt_BR |
dc.title | Satisfação profissional docente : uma análise com professores dos anos iniciais do ensino fundamental da SEEDF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T13:20:29Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T13:20:29Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30235 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aimed to analyze the aspects of work in the demands of satisfaction /
dissatisfaction with teachers at different moments in the career of teachers in the
early years working at the State Department of Education of the Federal District
(SEEDF). This is an excerpt from a broader research developed by the Study and
Research Group on the training and performance of Teachers / Pedagogues
(GEPFAPe) on the career cycle of teachers in the Federal District: temporality and
working conditions. As a theoretical framework, we work with the understanding that
job satisfaction is defined as a positive and emotional state experienced at work,
associated with important variables, such as self-esteem, physical and mental
well-being, appreciation, teacher motivation, professional achievement, with the most
prominent authors in this area, Dias e Nascimento (2020), Seco, (2001), Pedro
(2007) and Pedro and Peixoto (2006); In addition to debating with studies by
Huberman (2000) about the professional life cycle. The study observed that teachers
have aspects that are related: i) in relation to autonomy, ii) about the personal
relationship, iii) teaching activity and iv) stability, and others that cause
dissatisfaction, such as career plan and remuneration. Although this feeling may
appear at some point, the level of satisfaction is considerably high in relation to
aspects related to this profession. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|