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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorMatos, Ana Luísa Carvalho de-
dc.identifier.citationMATOS, Ana Luísa Carvalho de.Abordagens pedagógicas Reggio Emilia e Montessori: interseções, singularidades e visões sobre o desenvolvimento da criança. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs abordagens Montessori e Reggio Emilia foram criadas pela doutora Maria Montessori e pelo professor Loris Malaguzzi, respectivamente. Além de entender as histórias de vida desses autores, pôde-se compreender que as duas pedagogias fogem do modelo tradicional de ensino, trazendo diferentes concepções do desenvolvimento da criança, por exemplo, a criança é a protagonista de seu próprio aprendizado. As salas de aula como terceiro professor, os materiais produzidos de madeira e não estruturados, o papel do professor de instigar e observar e a visão do desenvolvimento da criança como um ser livre, ativo e autônomo são algumas das características que representam essas abordagens. O objetivo do presente trabalho é compreender a interseção e as singularidades da pedagogia montessoriana e da pedagogia de Reggio Emilia, priorizando o enfoque que essas pedagogias dão sobre o desenvolvimento da criança. Buscando atingir esse propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas com duas participantes e análises de portifólios e cada uma das pedagogias abordadas no estudo. As duas pedagogias contém ideias muito parecidas umas com as outras, inclusive a questão do registro dos processos de aprendizagem, na qual dão importância para a trajetória da criança, e não no resultado em si. Pode-se observar que os portifólios são ferramentas utilizadas nas duas abordagens para exibir aos pais o que e como foi trabalhado com as crianças e carregam consigo fotografias, atividades produzidas pelos alunos, observações dos professores, entre outros. Além disso tudo, o portfólio deve ser construído junto com as crianças, para que elas percebam que fazem de seu próprio processo de aprendizagem, valorizando suas singularidades. Para concluir, infere-se que os três elementos do estudo: literatura, entrevista e portfólios entram em concordância em seus aspectos e características.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleAbordagens pedagógicas Reggio Emilia e Montessori : interseções, singularidades e visões sobre o desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T13:08:16Z-
dc.date.available2022-03-25T13:08:16Z-
dc.date.submitted2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30232-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The two approaches Montessori and Reggio Emilia were created by the doctor Maria Montessori and the teacher Loris Malaguzzi, respectively. Both pedagogies run away from the traditional teaching model, bringing different conceptions of child development, for example, the children are protagonists of their own learning. Classrooms as a third teacher, materials produced from wood and unstructured, the teacher's role to instigate and observe and the vision of the child's development as a free, active and autonomous being are some of the characteristics that represent these approaches. The aim of this work is to understand the intersection and singularities of Montessori pedagogy and Reggio Emilia's pedagogy, prioritizing the focus that these pedagogies give to child development. Seeking to achieve this purpose, qualitative research was carried out, through interviews with two participants and analysis of portfolios from each of the pedagogies addressed in the study. The two pedagogies contain ideas that are very similar to each other, including the issue of recording the learning process, in which they give importance to the child's trajectory, and not to the result itself. It can be observed that portfolios are tools used in the two approaches to show parents what and how was worked with the children and photographs, products produced by the students, observations of the teachers, among others. In addition to all this, the portfolio must be built together with the children, then they realize that they are an important part of their own learning process, valuing their uniqueness.pt_BR
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