Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Matos, Ana Luísa Carvalho de | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Ana Luísa Carvalho de.Abordagens pedagógicas Reggio Emilia e Montessori: interseções, singularidades e visões sobre o desenvolvimento da criança. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As abordagens Montessori e Reggio Emilia foram criadas pela doutora Maria
Montessori e pelo professor Loris Malaguzzi, respectivamente. Além de entender as
histórias de vida desses autores, pôde-se compreender que as duas pedagogias
fogem do modelo tradicional de ensino, trazendo diferentes concepções do
desenvolvimento da criança, por exemplo, a criança é a protagonista de seu próprio
aprendizado. As salas de aula como terceiro professor, os materiais produzidos de
madeira e não estruturados, o papel do professor de instigar e observar e a visão do
desenvolvimento da criança como um ser livre, ativo e autônomo são algumas das
características que representam essas abordagens. O objetivo do presente trabalho
é compreender a interseção e as singularidades da pedagogia montessoriana e da
pedagogia de Reggio Emilia, priorizando o enfoque que essas pedagogias dão sobre
o desenvolvimento da criança. Buscando atingir esse propósito, foi realizada uma
pesquisa qualitativa, através de entrevistas com duas participantes e análises de
portifólios e cada uma das pedagogias abordadas no estudo. As duas pedagogias
contém ideias muito parecidas umas com as outras, inclusive a questão do registro
dos processos de aprendizagem, na qual dão importância para a trajetória da
criança, e não no resultado em si. Pode-se observar que os portifólios são
ferramentas utilizadas nas duas abordagens para exibir aos pais o que e como foi
trabalhado com as crianças e carregam consigo fotografias, atividades produzidas
pelos alunos, observações dos professores, entre outros. Além disso tudo, o
portfólio deve ser construído junto com as crianças, para que elas percebam que
fazem de seu próprio processo de aprendizagem, valorizando suas singularidades.
Para concluir, infere-se que os três elementos do estudo: literatura, entrevista e
portfólios entram em concordância em seus aspectos e características. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Abordagens pedagógicas Reggio Emilia e Montessori : interseções, singularidades e visões sobre o desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T13:08:16Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T13:08:16Z | - |
dc.date.submitted | 2021-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30232 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The two approaches Montessori and Reggio Emilia were created by the doctor Maria
Montessori and the teacher Loris Malaguzzi, respectively. Both pedagogies run away
from the traditional teaching model, bringing different conceptions of child
development, for example, the children are protagonists of their own learning.
Classrooms as a third teacher, materials produced from wood and unstructured, the
teacher's role to instigate and observe and the vision of the child's development as a
free, active and autonomous being are some of the characteristics that represent
these approaches. The aim of this work is to understand the intersection and
singularities of Montessori pedagogy and Reggio Emilia's pedagogy, prioritizing the
focus that these pedagogies give to child development. Seeking to achieve this
purpose, qualitative research was carried out, through interviews with two
participants and analysis of portfolios from each of the pedagogies addressed in the
study. The two pedagogies contain ideas that are very similar to each other, including
the issue of recording the learning process, in which they give importance to the
child's trajectory, and not to the result itself. It can be observed that portfolios are
tools used in the two approaches to show parents what and how was worked with the
children and photographs, products produced by the students, observations of the
teachers, among others. In addition to all this, the portfolio must be built together with
the children, then they realize that they are an important part of their own learning
process, valuing their uniqueness. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|