Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/29973
Título: | A contribuição do método de ensino com casos para a formação de administradores : a perspectiva do estudante de Administração da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Zottmann, Thiago Ferreira |
Orientador(es): | Costa, Helena Araújo |
Assunto: | Administração Aprendizagem Administradores - formação Aprendizagem ativa Estudantes universitários - Administração |
Data de apresentação: | 5-Nov-2021 |
Data de publicação: | 21-Fev-2022 |
Referência: | ZOTTMANN, Thiago Ferreira. A contribuição do método de ensino com casos para a formação de administradores: a perspectiva do estudante de Administração da Universidade de Brasília. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este estudo busca descrever a perspectiva dos estudantes de Administração da Universidade de
Brasília acerca da contribuição do método de casos em sua formação acadêmica. Para isso,
investigou-se o contato dos alunos com a metodologia de casos, apurando quais competências
foram desenvolvidas e avaliando se as mais desenvolvidas são aquelas julgadas de maior
importância para os estudantes. Os dados foram coletados via survey com a adaptação do
instrumento de Odelius e Porto (2016) e Godoy et al (2009), obtendo-se 184 respostas válidas,
os quais foram tratados com ferramental de estatística descritiva. Os resultados mostram que a
distribuição entre eixos é heterogênea e que a satisfação dos estudantes é marcante e
predominantemente positiva, bem como as convergências e divergências entre as principais
competências desenvolvidas e as valorizadas como mais importantes. Como conclusão, foi
possível observar o potencial benéfico que a utilização de casos de ensino na graduação pode
possuir, bem como a convergência da visão dos estudantes em relação as competências mais
desenvolvidas com as de maior importância para eles. Por fim, constata-se que a utilização de
casos de ensino no departamento tende a contribuir com o desenvolvimento de competências
esperadas de um administrador no mercado de trabalho. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.