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Título: A Copa do Mundo de 2014 : qual o real legado? o caso de Brasília
Autor(es): Marinho, Filipe Albuquerque
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Copa do Mundo (Futebol) - Brasil
Geografia urbana - Brasília (DF)
Eventos esportivos
Mobilidade urbana
Hotelaria
Estádio Nacional Mané Garrincha
Data de apresentação: 27-Out-2021
Data de publicação: 4-Fev-2022
Referência: MARINHO, Filipe Albuquerque. A Copa do Mundo de 2014 : qual o real legado? o caso de Brasília. 2021. 130 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos e os legados gerados pela Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil, com enfoque especial na análise de Brasília e suas peculiaridades e similaridades com outras sedes do evento. O conteúdo da obra foi elaborado através de pesquisa bibliográfica e documental. O Brasil vivia um momento de ascensão socioeconômica quando foi escolhido para sediar a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, e tinha-se a intenção de utilizar os megaeventos esportivos como uma ferramenta de consolidação da imagem do Brasil no exterior. Megaeventos são utilizados como instrumentos de capitalização política em diferentes contextos, porém como o contexto brasileiro se alterou, esses megaeventos acabaram se tornando um elemento negativo para as pessoas associadas a eles. Para se justificar os gastos com a Copa do Mundo e as Olimpíadas utilizou-se o “legado” que era associado a execução dos eventos, eram prometidos impactos positivos na infraestrutura do país, na geração de empregos, no fortalecimento do esporte nacional, impactos no turismo, etc. As transformações urbanas promovidas para o evento se vinculam a adoção de um tipo de governança urbana, o Empreendedorismo urbano. O setor turístico tem o seu impacto relacionado ao longo da obra, sendo o setor que mais recebeu recursos da iniciativa privada para o recebimento da Copa do Mundo de 2014. O principal impacto no esporte nacional foi a modernização dos estádios que sediaram jogos da Copa FIFA, ao longo da década os clubes conseguiram capitalizar mais com renda de bilheteria nestes novos e reformulados estádios, porém vários dos estádios não se adequam as realidades locais. As obras e projetos da Copa do Mundo tiveram como principal consequência nas sedes, a potencialização da especulação imobiliária. O projeto de Brasília era montado com o intuito de reforçar a centralidade já existente do Plano Piloto, as obras seriam pouco abrangentes para a população do Distrito Federal, enquanto outras sedes tomaram caminhos diferentes em seus projetos para a Copa do Mundo de 2014. A mobilidade urbana era o setor que mais se esperava ser impactado pelas obras governamentais para a Copa, todas sedes tinham projetos relacionados a essa questão, porém os projetos de Brasília nessa área não foram suficientes para o combate de mazelas históricas de Brasília nessa área, grande parte das obras não se concretizou por uma série de falhas nos projetos, sendo o VLT o caso mais notável dessa problemática, tais falhas e problemáticas ocorreram também em outros setores. O estádio Mané Garrincha foi reformado em um modelo desproporcional a realidade do Distrito Federal, os elevados gastos no estádio e o seu modelo não se adequem a realidade local e o futebol do Distrito Federal teve um legado inexistente através do megaevento. O estádio Mané Garrincha e o Aeroporto Juscelino são utilizados como elementos favoráveis a modelos de Parcerias Público Privadas.
Abstract: This work aims to analyze the impacts and legacies generated by the 2014 FIFA World Cup in Brazil, with a special focus on the analysis of Brasília and its peculiarities and similarities with other venues of the event. The content of the work was elaborated through bibliographical and documental research. Brazil was experiencing a moment of socioeconomic ascension when it was chosen to host the 2014 FIFA World Cup and the 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro, the intention was to use sporting mega-events as a tool to consolidate the image of Brazil in abroad. Mega events are used as instruments of political capitalization in different contexts, but as the Brazilian context changed, these mega events ended up becoming a negative element for the people associated with them. To justify spending on the World Cup and the Olympics, the "legacy" associated with the execution of the events was used, positive impacts on the country's infrastructure, job creation, strengthening of national sport, impacts on tourism, etc. were promised. The urban transformations promoted for the event are linked to the adoption of a type of urban governance, urban entrepreneurship. The tourism sector has its impact related throughout the work, being the sector with the most resources from the private sector to host the 2014 World Cup. The main impact on national sport was the modernization of the stadiums that hosted FIFA Cup games, which over the decade the clubs managed to capitalize more with box office income in these new and redesigned stadiums, but several of these stadiums do not fit the local realities. The works and projects of the World Cup had as main consequence at the headquarters, the potentialization of real estate speculation. The Brasília project was set up with the aim of reinforcing the already existing centrality of the Plano Piloto, the works would not be comprehensive for the population of the Federal District, while other venues took different paths in their projects for the 2014 World Cup. urban mobility was the sector that was most expected to be impacted by government works for the World Cup, all headquarters had projects related to this issue, although Brasilia's projects in this area were not enough to combat the historic ills of Brasilia in this area, most of the works it did not materialize due to a series of failures in the projects, the VLT being the most notable case of this problem, such failures and problems also occurred in other sectors. The Mané Garrincha stadium was renovated in a model that was disproportionate to the reality of the Federal District, the high expenses in the stadium and its model do not fit the local reality and the Federal District's football had a non-existent legacy through the mega-event. The Mané Garrincha stadium and the Juscelino Airport are used as favorable elements for Public-Private Partnership models.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.
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