Título: | A Copa do Mundo de 2014 : qual o real legado? o caso de Brasília |
Autor(es): | Marinho, Filipe Albuquerque |
Orientador(es): | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz |
Assunto: | Copa do Mundo (Futebol) - Brasil Geografia urbana - Brasília (DF) Eventos esportivos Mobilidade urbana Hotelaria Estádio Nacional Mané Garrincha |
Data de apresentação: | 27-Out-2021 |
Data de publicação: | 4-Fev-2022 |
Referência: | MARINHO, Filipe Albuquerque. A Copa do Mundo de 2014 : qual o real legado? o caso de Brasília. 2021. 130 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos e os legados gerados
pela Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil, com enfoque especial na análise de
Brasília e suas peculiaridades e similaridades com outras sedes do evento. O
conteúdo da obra foi elaborado através de pesquisa bibliográfica e documental. O
Brasil vivia um momento de ascensão socioeconômica quando foi escolhido para
sediar a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro,
e tinha-se a intenção de utilizar os megaeventos esportivos como uma ferramenta de
consolidação da imagem do Brasil no exterior. Megaeventos são utilizados como
instrumentos de capitalização política em diferentes contextos, porém como o
contexto brasileiro se alterou, esses megaeventos acabaram se tornando um
elemento negativo para as pessoas associadas a eles. Para se justificar os gastos
com a Copa do Mundo e as Olimpíadas utilizou-se o “legado” que era associado a
execução dos eventos, eram prometidos impactos positivos na infraestrutura do país,
na geração de empregos, no fortalecimento do esporte nacional, impactos no turismo,
etc. As transformações urbanas promovidas para o evento se vinculam a adoção de
um tipo de governança urbana, o Empreendedorismo urbano. O setor turístico tem o
seu impacto relacionado ao longo da obra, sendo o setor que mais recebeu recursos
da iniciativa privada para o recebimento da Copa do Mundo de 2014. O principal
impacto no esporte nacional foi a modernização dos estádios que sediaram jogos da
Copa FIFA, ao longo da década os clubes conseguiram capitalizar mais com renda de
bilheteria nestes novos e reformulados estádios, porém vários dos estádios não se
adequam as realidades locais. As obras e projetos da Copa do Mundo tiveram como
principal consequência nas sedes, a potencialização da especulação imobiliária. O
projeto de Brasília era montado com o intuito de reforçar a centralidade já existente
do Plano Piloto, as obras seriam pouco abrangentes para a população do Distrito
Federal, enquanto outras sedes tomaram caminhos diferentes em seus projetos para
a Copa do Mundo de 2014. A mobilidade urbana era o setor que mais se esperava ser
impactado pelas obras governamentais para a Copa, todas sedes tinham projetos
relacionados a essa questão, porém os projetos de Brasília nessa área não foram
suficientes para o combate de mazelas históricas de Brasília nessa área, grande parte
das obras não se concretizou por uma série de falhas nos projetos, sendo o VLT o
caso mais notável dessa problemática, tais falhas e problemáticas ocorreram também
em outros setores. O estádio Mané Garrincha foi reformado em um modelo
desproporcional a realidade do Distrito Federal, os elevados gastos no estádio e o seu
modelo não se adequem a realidade local e o futebol do Distrito Federal teve um
legado inexistente através do megaevento. O estádio Mané Garrincha e o Aeroporto
Juscelino são utilizados como elementos favoráveis a modelos de Parcerias Público
Privadas. |
Abstract: | This work aims to analyze the impacts and legacies generated by the 2014
FIFA World Cup in Brazil, with a special focus on the analysis of Brasília and its
peculiarities and similarities with other venues of the event. The content of the work
was elaborated through bibliographical and documental research. Brazil was
experiencing a moment of socioeconomic ascension when it was chosen to host
the 2014 FIFA World Cup and the 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro, the
intention was to use sporting mega-events as a tool to consolidate the image of
Brazil in abroad. Mega events are used as instruments of political capitalization in
different contexts, but as the Brazilian context changed, these mega events ended
up becoming a negative element for the people associated with them. To justify
spending on the World Cup and the Olympics, the "legacy" associated with the
execution of the events was used, positive impacts on the country's infrastructure,
job creation, strengthening of national sport, impacts on tourism, etc. were
promised. The urban transformations promoted for the event are linked to the
adoption of a type of urban governance, urban entrepreneurship. The tourism
sector has its impact related throughout the work, being the sector with the most
resources from the private sector to host the 2014 World Cup. The main impact on
national sport was the modernization of the stadiums that hosted FIFA Cup games,
which over the decade the clubs managed to capitalize more with box office income
in these new and redesigned stadiums, but several of these stadiums do not fit the
local realities. The works and projects of the World Cup had as main consequence
at the headquarters, the potentialization of real estate speculation. The Brasília
project was set up with the aim of reinforcing the already existing centrality of the
Plano Piloto, the works would not be comprehensive for the population of the
Federal District, while other venues took different paths in their projects for the
2014 World Cup. urban mobility was the sector that was most expected to be
impacted by government works for the World Cup, all headquarters had projects
related to this issue, although Brasilia's projects in this area were not enough to
combat the historic ills of Brasilia in this area, most of the works it did not materialize
due to a series of failures in the projects, the VLT being the most notable case of
this problem, such failures and problems also occurred in other sectors. The Mané
Garrincha stadium was renovated in a model that was disproportionate to the
reality of the Federal District, the high expenses in the stadium and its model do
not fit the local reality and the Federal District's football had a non-existent legacy
through the mega-event. The Mané Garrincha stadium and the Juscelino Airport
are used as favorable elements for Public-Private Partnership models. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021. |
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