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Título: Regimes de empreitada na administração pública : uma análise da matriz de risco e das responsabilidades imputadas à contratada
Autor(es): Andrade, Marina Ratti de
Orientador(es): Oliveira, Márcio Nunes Iorio Aranha
Assunto: Orçamento público
Contratos de empreitada
Administração pública
Contratos administrativos
Data de apresentação: 10-Mai-2021
Data de publicação: 1-Fev-2022
Referência: ANDRADE, Marina Ratti de. Regimes de empreitada na administração pública: uma análise da matriz de risco e das responsabilidades imputadas à contratada. 2021. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo parte da diferenciação entre os principais tipos de regime de empreitada utilizados pela Administração Pública, quais sejam, o regime de empreitada por preço global, integral e unitário, com o intuito de analisar qual deve ser a matriz de risco comportada pela contratada nos contratos administrativos, sob o alicerce do princípio da juridicidade como forma de relativizar o princípio constitucional da supremacia do interesse público sobre o privado. Em seguida, faz-se uma análise, com base na alocação de risco de cada regime, sobre as responsabilidades assumidas por cada contratante a depender do regime de empreitada escolhido pela Administração Pública para guiar a execução do contrato e atingir os objetivos nele estipulados, de modo a evidenciar, mais uma vez, que regimes distintos comportarão matrizes de risco diversas e, consequentemente, suas responsabilidades serão alteradas de modo a onerar uma das partes, excluindo-se, por exemplo, a análise simplista realizada usualmente com base na Teoria das Áleas. O entendimento de como funciona a matriz de risco e a atribuição de responsabilidades às partes é essencial para que o pacto contratual seja mantido durante o decorrer da execução do contrato. Tal feito encontra-se diretamente ligado à manutenção do equilíbrio econômicofinanceiro do contrato, instituto caracterizado como ferramenta essencial para efetivação do objetivo estipulado contratualmente. A abordagem baseia-se na jurisprudência, na doutrina, nacional e estrangeira, e na legislação pertinente ao tema.
Abstract: The study initially intends to differentiate between the main types of contracting regime used by the Public Administration, being them, the contracting regime by global, integral and unit price, with the purpose of analyzing, based on this distinction, what is the risk allocation that will be behaved by the private enterprise in the administrative contracts, from the perspective of the principle of legality as a way of relativizing the constitutional principle of the supremacy of the public interest over the private. Next, the analysis will be performed based on the risk allocation of each regime, of the responsibilities assumed by each contractor depending on the contracting regime chosen by the Public Administration to guide the execution of the contract and achieve the objectives stipulated in it, in order to evidence, once again, that different regimes will contain a different risk allocation and, consequently, their responsibilities will be altered so as to burden one of the parties, excluding, for example, the simplistic analysis carried out in the past based on the Aleas Theory. The understanding of how the risk allocation and the attribution of responsibilities works to the contracting parties is essential for the contractual agreement to be maintained during the course of the execution of the contract, this is directly linked to the support of the economic-financial balance of the contract, an institute considered as an essential tool for the realization of the contractually stipulated objective. The methodology used in this academic work intends to be based on jurisprudence, doctrine, national and foreign, as well as the relevant legislation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
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