Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Paulo Henrique Blair de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Marcele Marques | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Marcele Marques. A responsabilidade civil objetiva da plataforma digital pelo acidente de trabalho envolvendo o motoboy entregador. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A uberização apresenta-se como um fenômeno de amplitude global e que atinge profissionais
dos mais diversos níveis de qualificação. Nela, estão compreendidas a reorganização do
trabalho e a subsunção do obreiro a novas formas de gestão e controle, viabilizadas pela
utilização de tecnologias da informação e da comunicação de modo extensivo. A
informalização da categoria dos motoboys, em curso no Brasil desde os últimos anos, emerge
como resultado do amplo fenômeno de uberização do trabalho. A partir da monopolização do
setor de entregas pelas plataformas, os motofretistas têm vivenciado o rebaixamento de
condições laborais, com consequências nefastas à saúde e segurança do trabalho. O incremento
dos riscos inerentes à profissão se materializa no aumento nos níveis de acidentalidade desses
trabalhadores. Diante desse cenário, o presente estudo pretende analisar a possibilidade de
responsabilização civil objetiva da plataforma digital pelo acidente de trabalho envolvendo o
motoboy entregador que lhe presta serviços. A investigação perpassa, inicialmente, pela
compreensão do fenômeno da uberização do trabalho e pelo estabelecimento de conexões entre
o formato de trabalho uberizado e os elementos de flexibilização e precarização laboral
oriundos de transformações recentes do capitalismo mundial. Em seguida, será analisado o
processo de informalização da categoria dos motofretistas, as circunstâncias em que se sucedeu,
bem como as consequências para a saúde e segurança desses trabalhadores. Por fim, sem
adentrar a discussão acerca da existência ou não de vínculo empregatício, será investigado se o
ordenamento jurídico trabalhista, de ordem constitucional e infraconstitucional, dispõe de
instrumental suficiente para estabelecer a proteção desses trabalhadores frente às novas formas
de exploração do trabalho instituídas pelos aplicativos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes do trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motoristas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativo de entrega de delivery | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativos de transporte individual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Entregadores de alimentos por aplicativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Responsabilidade (Direito) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Responsabilidade civil | pt_BR |
dc.title | A responsabilidade civil objetiva da plataforma digital pelo acidente de trabalho envolvendo o motoboy entregador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T12:32:10Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T12:32:10Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29758 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Uberization is a global phenomenon that affects professionals of the most diverse levels of
qualification. It includes the reorganization of work and the subsumption of the worker to new
forms of management and control, made possible by the extensive use of information and
communication technologies. The informalization of the motorcycle courier category,
underway in Brazil over the last few years, emerges as a result of the broader phenomenon of
uberization. Starting from the monopolization of the delivery sector by the digital platforms,
the motorcycle couriers have experienced the relegation of working conditions, with nefarious
consequences to their health and job security. The increase of risks inherent to the profession
materializes in the rise of the level of accidents of these workers. Within this scenario, the
current study intends to analyze the possibility of objective civil responsibility of the digital
platform for work-related accidents involving motorcycle couriers that provide services for
them. The investigation initially spans the understanding of the phenomenon of the uberization
of work and the occurrences of connections between the format of uberized work and the
elements of flexibilization and precarious work from the recent transformation of global
capitalism. Subsequently, the process of informalization in the category of motorcycle couriers
and the circumstances in which this occurred, as well as the consequences for the health and
security of these workers, will be analyzed. Lastly, without entering the discussion around the
existence or not of an employment bond, the legal order of labor will be investigated, to see
whether this order, be it constitutional or infra-constitutional, has sufficient legal instruments
to establish protection of these workers before the new forms of work exploitation instituted by
applications. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|