Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29757
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RodrigoOtavioCoelhoHildebrand_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A experiência do Tribunal de Contas da União com inteligência artificial
Autor(es): Hildebrand, Rodrigo Otávio Coelho
Orientador(es): Peixoto, Fabiano Hartmann
Assunto: Mineração de dados
Inteligência artificial
Tribunal de Contas da União (TCU)
Controle externo
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 1-Fev-2022
Referência: HILDEBRAND, Rodrigo Otávio Coelho. A experiência do Tribunal de Contas da União com inteligência artificial. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Nos últimos anos, o Tribunal de Contas da União (TCU), assim como outros órgãos da Administração Pública Federal, tem se adaptado para realizar mais fiscalizações baseadas em dados, com o uso de técnicas avançadas de Análise de Dados, Mineração de Dados e Inteligência Artificial. O presente trabalho ilustrará, por meio de revisão normativa e bibliográfica, algumas dessas iniciativas desenvolvidas nos últimos cinco anos, buscando, sempre, que possível, apontar os sucessos, desafios e potenciais das experiências realizadas. Além de servir de vitrine aos Tribunais de Contas estaduais, o TCU também pode impactar a utilização dessas técnicas em órgãos dos demais poderes. Para o estudo do Direito, é interessante a avaliação de técnicas inovadoras em um sistema isolado, mas paralelo, ao sistema tradicional de Justiça, uma vez que o TCU é um órgão aplicador do Direito (em especial Administrativo e Regulatório) alheio ao Poder Judiciário.
Abstract: In the recent years, the Brazilian Supreme Audit Institution (TCU) has changed its audits by inserting new analytical procedures, such as Data Mining and Artificial Intelligence techniques. This essay will illustrate some of the initiatives developed in the past five years, highlighting the successes, challenges and potentials of these experiences. TCU has a leadership role amongst the states’ Audit Institutions, as well as to the Judiciary and Legislative Powers. To Law studies, it has to be stressed that the SAI does not make part of the traditional Justice system, but it is a field of application of the Regulatory and Administrative Laws and it can influence other branches of Law.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.