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Título: Mandacarú : uma nova proposta de design brasileiro
Autor(es): Bergo, Lucas Sarkis Teixeira
Soutinho, Luiza Bittencourt
Orientador(es): Maynardes, Ana Cláudia
Assunto: Joias - confecção
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Design Thinking
Data de apresentação: 30-Nov-2020
Data de publicação: 31-Jan-2022
Referência: BERGO, Lucas Sarkis Teixeira; SOUTINHO, Luiza Bittencourt. Mandacarú: uma nova proposta de design brasileiro. 2020. 164 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho relata o processo de criação de uma empresa de joalheria, bem como o desenvolvimento de uma coleção de joias piloto. A empresa, assim como os produtos dela, têm como objetivo gerar uma mudança cultural na forma como se produzem e consomem joias a partir de estudos realizados a respeito dos efeitos socioambientais negativos provocados pelo garimpo. Para tanto, traz em sua essência três pontos fundamentais: sustentabilidade, reflexão, gambiarra. A criação da empresa se deu a partir do uso da metodologia Design Thinking alinhada a determinadas ferramentas de branding, além dos ideais do design ativista. Já a coleção de joias foi realizada com a metodologia Modelo de Percepção-em-ação. Enfatiza-se que tanto os ideais da empresa quanto a coleção de joias obtiveram resultados positivos com o público. Sendo assim, a empresa se mostrou promissora, mesmo que ainda existam etapas para tirá-la do papel.
Abstract: This work reports the process of creating a jewelry company, as well as the development of a sample jewelry collection. The company, as well as its products, aims to create a cultural change in the way jewelry is produced and consumed based on studies on the negative socio-environmental effects caused by mining. For this, it brings in its core three fundamental points: sustainability, reflection, gambiarra. The creation of the company was based on the use of Design Thinking methodology aligned with selected branding tools, in addition to the ideals of activist design. The collection of jewelry was made with the methodology Model of Perception-in-action. It is emphasized that both the ideals of the company and the jewel collection obtained positive results with the public. Therefore, the company has shown promising, even if there are still steps to get it off paper.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2020.
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