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dc.contributor.advisorMaynardes, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorBergo, Lucas Sarkis Teixeira-
dc.contributor.authorSoutinho, Luiza Bittencourt-
dc.identifier.citationBERGO, Lucas Sarkis Teixeira; SOUTINHO, Luiza Bittencourt. Mandacarú: uma nova proposta de design brasileiro. 2020. 164 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata o processo de criação de uma empresa de joalheria, bem como o desenvolvimento de uma coleção de joias piloto. A empresa, assim como os produtos dela, têm como objetivo gerar uma mudança cultural na forma como se produzem e consomem joias a partir de estudos realizados a respeito dos efeitos socioambientais negativos provocados pelo garimpo. Para tanto, traz em sua essência três pontos fundamentais: sustentabilidade, reflexão, gambiarra. A criação da empresa se deu a partir do uso da metodologia Design Thinking alinhada a determinadas ferramentas de branding, além dos ideais do design ativista. Já a coleção de joias foi realizada com a metodologia Modelo de Percepção-em-ação. Enfatiza-se que tanto os ideais da empresa quanto a coleção de joias obtiveram resultados positivos com o público. Sendo assim, a empresa se mostrou promissora, mesmo que ainda existam etapas para tirá-la do papel.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJoias - confecçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordDesign Thinkingpt_BR
dc.titleMandacarú : uma nova proposta de design brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-31T18:46:34Z-
dc.date.available2022-01-31T18:46:34Z-
dc.date.submitted2020-11-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29732-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work reports the process of creating a jewelry company, as well as the development of a sample jewelry collection. The company, as well as its products, aims to create a cultural change in the way jewelry is produced and consumed based on studies on the negative socio-environmental effects caused by mining. For this, it brings in its core three fundamental points: sustainability, reflection, gambiarra. The creation of the company was based on the use of Design Thinking methodology aligned with selected branding tools, in addition to the ideals of activist design. The collection of jewelry was made with the methodology Model of Perception-in-action. It is emphasized that both the ideals of the company and the jewel collection obtained positive results with the public. Therefore, the company has shown promising, even if there are still steps to get it off paper.pt_BR
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