Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2964
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_TainaMunizCamelo.pdf711,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da responsabilidade civil extracontratual a partir do enfoque econômico : entre a prevenção de acidentes e a compensação da vítima
Autor(es): Camelo, Tainá Muniz
Orientador(es): Lopes, Othon de Azevedo
Assunto: Responsabilidade (Direito)
Direito e economia
Prevenção de acidentes
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 24-Fev-2012
Referência: CAMELO, Tainá Muniz. O papel da responsabilidade civil extracontratual a partir do enfoque econômico: entre a prevenção de acidentes e a compensação da vítima. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho propõe uma discussão acerca do principal papel da responsabilidade civil extracontratual apontado pela teoria econômica. Entender como esse enfoque do Direito surgiu e quais são suas propostas é importante para compreender como a abordagem econômica da responsabilidade civil extracontratual estrutura o seu estudo. Valendo-se da metodologia e de alguns dos principais princípios da microeconomia, a teoria econômica fornece uma interessante análise do comportamento humano. Para os economistas, as pessoas respondem a incentivos e tal conclusão é bastante útil para avaliar o Direito e seus institutos, pois ajuda a compreender como os sujeitos reagem às regras jurídicas. A teoria econômica se propõe a analisar os incentivos criados pelo sistema de responsabilidade civil e a formular regras que contribuam para a consecução de metas socialmente relevantes, dentre eles, a prevenção de acidentes. Para tanto, construirá modelos teóricos que permitam avaliá-los. Tendo por base o exame dos incentivos proporcionados pelas regras de responsabilização, a abordagem econômica enfatizará o papel do sistema de responsabilidade civil sobre a prevenção de acidentes. Por outro lado, reservará um papel secundário à compensação da vítima, apontada pela teoria jurídica como o seu principal propósito. Este estudo analisará a função e os objetivos do mencionado instituto sob ambas as perspectivas, realçando os aspectos positivos e negativos de cada uma delas. Por fim, considerando o papel que desempenha, será questionada se sua manutenção se justifica diante dos altos custos que impõe.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.12.TCC.2964
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons