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Título: O acentuamento dos riscos ambientais pelo estabelecimento de zona de praticagem facultativa em um cenário de complexidade socioambiental : o caso da foz do Rio Amazonas à luz do direito dos desastres
Autor(es): Oliveira, Alexandre Lima de
Orientador(es): Ferraço, André Augusto Giuriatto
Assunto: Navegação interior
Amazônia
Acidentes
Desastres naturais
Responsabilidade ambiental
Responsabilidade socioambiental
Risco ambiental
Data de apresentação: 27-Out-2021
Data de publicação: 4-Jan-2022
Referência: OLIVEIRA, Alexandre Lima de. O acentuamento dos riscos ambientais pelo estabelecimento de zona de praticagem facultativa em um cenário de complexidade socioambiental: o caso da foz do Rio Amazonas à luz do direito dos desastres. 2021. 140 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A navegação marítima em águas restritas é uma atividade econômica de risco que deve ser compatibilizada com a preservação do meio ambiente, sendo de responsabilidade estatal a adoção de medidas preventivas para evitar a concretização de danos socioambientais. A presente pesquisa analisa o acentuamento dos riscos ambientais decorrentes do estabelecimento de zona de praticagem facultativa em um cenário dotado de complexidades socioambientais. Os objetos de pesquisa são os acidentes da navegação ocorridos na zona de praticagem facultativa, especialmente, aqueles nos quais não havia prático a bordo. A partir da análise desses eventos adversos, o presente estudo propõe medidas preventivas de segurança a serem adotadas pela Autoridade Marítima. Partindo do pressuposto amplamente sustentado pela doutrina e pela jurisprudência de que as medidas de prevenção conferem maior proteção ao meio ambiente a um menor custo, o estudo investiga se o estabelecimento de uma zona de praticagem obrigatória na região da Foz do Rio Amazonas é suficiente para reduzir, em patamar adequado, os riscos à segurança da navegação decorrentes das complexidades socioambientais locais. Para tanto, faz-se uso do raciocínio hipotético-dedutivo, baseado em revisão bibliográfica e análise casuística. Com base nos acidentes da navegação ocorridos na zona de praticagem facultativa da Foz do Rio Amazonas, verificou-se que é recomendável que a Autoridade Marítima estabeleça como obrigatória a contratação dos serviços de praticagem; compatibilize as normas nacionais ao modelo de navegação tradicional; e realize tempestivamente a atualização dos dados cartográficos. Em relação aos instrumentos jurídicos de prevenção, constatou-se a insuficiência da função preventiva da responsabilidade civil e a aptidão da tutela inibitória para suprir a omissão da Autoridade Marítima na problemática enfrentada no presente estudo.
Abstract: Maritime navigation in restricted waters is an economic activity of risk that must be compatible with the preservation of the environment, being of state responsibility the adoption preventive measures to avoid the materialization of socio-environmental damage. This research analyses the accentuation on environmental risks resulting from the establishment of a facultative pilotage area in a scenario endowed with socio-environmental complexities. The research objects are the navigation accidents that occurred in the facultative pilotage area, especially those in which there was no pilot on board. From the analysis of these adverse events, this study proposes preventive safety measures to be adopted by the Maritime Authority. Based on the assumption widely supported by the doctrine and case law that prevention measures confer greater protection to the environment at a lower cost, the study investigates whether the establishment of a compulsory pilotage area in the region of the mouth of the Amazon River is sufficient to reduce, to an adequate level, the risks to the safety of navigation arising from local socio-environmental complexities. For this purpose, hypothetical-deductive reasoning is applied, combined with literature review and case-by-case analysis. Based on the navigation accidents that occurred in the facultative pilotage area of the mouth of the Amazon River, it was found that it is recommended that the Maritime Authority establish as compulsory the hiring of practice services; make national standards compatible with the traditional model of navigation; and timely update cartographic data. In relation to the legal instruments of prevention, the insufficiency of the preventive function of civil liability and the aptitude of inhibitory injunction to overcome the omission of the Maritime Authority in the problematic faced in the present study were verified.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
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