Título: | O acentuamento dos riscos ambientais pelo estabelecimento de zona de praticagem facultativa em um cenário de complexidade socioambiental : o caso da foz do Rio Amazonas à luz do direito dos desastres |
Autor(es): | Oliveira, Alexandre Lima de |
Orientador(es): | Ferraço, André Augusto Giuriatto |
Assunto: | Navegação interior Amazônia Acidentes Desastres naturais Responsabilidade ambiental Responsabilidade socioambiental Risco ambiental |
Data de apresentação: | 27-Out-2021 |
Data de publicação: | 4-Jan-2022 |
Referência: | OLIVEIRA, Alexandre Lima de. O acentuamento dos riscos ambientais pelo estabelecimento de zona de praticagem facultativa em um cenário de complexidade socioambiental: o caso da foz do Rio Amazonas à luz do direito dos desastres. 2021. 140 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A navegação marítima em águas restritas é uma atividade econômica de risco que deve ser
compatibilizada com a preservação do meio ambiente, sendo de responsabilidade estatal a
adoção de medidas preventivas para evitar a concretização de danos socioambientais. A
presente pesquisa analisa o acentuamento dos riscos ambientais decorrentes do estabelecimento
de zona de praticagem facultativa em um cenário dotado de complexidades socioambientais.
Os objetos de pesquisa são os acidentes da navegação ocorridos na zona de praticagem
facultativa, especialmente, aqueles nos quais não havia prático a bordo. A partir da análise
desses eventos adversos, o presente estudo propõe medidas preventivas de segurança a serem
adotadas pela Autoridade Marítima. Partindo do pressuposto amplamente sustentado pela
doutrina e pela jurisprudência de que as medidas de prevenção conferem maior proteção ao
meio ambiente a um menor custo, o estudo investiga se o estabelecimento de uma zona de
praticagem obrigatória na região da Foz do Rio Amazonas é suficiente para reduzir, em patamar
adequado, os riscos à segurança da navegação decorrentes das complexidades socioambientais
locais. Para tanto, faz-se uso do raciocínio hipotético-dedutivo, baseado em revisão
bibliográfica e análise casuística. Com base nos acidentes da navegação ocorridos na zona de
praticagem facultativa da Foz do Rio Amazonas, verificou-se que é recomendável que a
Autoridade Marítima estabeleça como obrigatória a contratação dos serviços de praticagem;
compatibilize as normas nacionais ao modelo de navegação tradicional; e realize
tempestivamente a atualização dos dados cartográficos. Em relação aos instrumentos jurídicos
de prevenção, constatou-se a insuficiência da função preventiva da responsabilidade civil e a
aptidão da tutela inibitória para suprir a omissão da Autoridade Marítima na problemática
enfrentada no presente estudo. |
Abstract: | Maritime navigation in restricted waters is an economic activity of risk that must be compatible
with the preservation of the environment, being of state responsibility the adoption preventive
measures to avoid the materialization of socio-environmental damage. This research analyses
the accentuation on environmental risks resulting from the establishment of a facultative
pilotage area in a scenario endowed with socio-environmental complexities. The research
objects are the navigation accidents that occurred in the facultative pilotage area, especially
those in which there was no pilot on board. From the analysis of these adverse events, this study
proposes preventive safety measures to be adopted by the Maritime Authority. Based on the
assumption widely supported by the doctrine and case law that prevention measures confer
greater protection to the environment at a lower cost, the study investigates whether the
establishment of a compulsory pilotage area in the region of the mouth of the Amazon River is
sufficient to reduce, to an adequate level, the risks to the safety of navigation arising from local
socio-environmental complexities. For this purpose, hypothetical-deductive reasoning is
applied, combined with literature review and case-by-case analysis. Based on the navigation
accidents that occurred in the facultative pilotage area of the mouth of the Amazon River, it
was found that it is recommended that the Maritime Authority establish as compulsory the
hiring of practice services; make national standards compatible with the traditional model of
navigation; and timely update cartographic data. In relation to the legal instruments of
prevention, the insufficiency of the preventive function of civil liability and the aptitude of
inhibitory injunction to overcome the omission of the Maritime Authority in the problematic
faced in the present study were verified. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Direito
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.