Título: | Contribuições para conduta ética em três momentos na pesquisa em tecnologia educacional : implantação, projeto e avaliação |
Autor(es): | Rangel, Bárbara Varanda |
Orientador(es): | Nóbrega, Germana Menezes da |
Assunto: | Inteligência artificial Software - desenvolvimento Dados pessoais Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) |
Data de apresentação: | 20-Out-2021 |
Data de publicação: | 17-Dez-2021 |
Referência: | RANGEL, Bárbara Varanda. Contribuições para conduta ética em três momentos na pesquisa em tecnologia educacional: implantação, projeto e avaliação. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A tecnologia está cada dia mais presente na educação. Diversas aplicações de contexto
educacional envolvem o processamento de dados pessoais, e é necessário pensar em como
esse processamento pode ser feito da maneira mais ética possível, tanto no seu funcionamento interno, livre de discriminação e viés, quanto na maneira que os dados são tratados
e transferidos entre sistemas, visando a proteção de dados e a privacidade. Este trabalho visa apoiar desenvolvedores e pesquisadores a entenderem os desafios éticos que
estão presentes na construção de sistemas de software que interagem com pessoas, mais
especificamente alunos, coletando dados e os processando para fazer análises. Para tal,
serão construídos, como exemplo, 5 artefatos éticos para o desenvolvimento, a implantação e avaliação da rede social CICFriend, um nó do software Friendica. Para apoiar
o desenvolvimento, foi construída uma matriz de riscos e benefícios éticos e operacionais
sob a ótica do ciclo de vida de tratamento de dados. Para a implantação foram forneci das recomendações, requisitos e melhores práticas para a elaboração do: Termo de Uso,
Política de Privacidade e Declaração de Privacidade. E para apoiar a pesquisa e a avaliação, foram fornecidas recomendações sobre consentimento informado e um passo a passo
da construção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. |
Abstract: | Technology is increasingly present in education. Several educational context applications
involve the processing of personal data, and it is necessary to think about how this pro cessing can be done in the most ethical way possible, both in its internal functioning, free
from discrimination and bias, and in the way in which the data is treated and transferred
between systems for data protection and privacy. This work aims to support developers
and researchers to understand the ethical challenges that are present in the construc tion of software systems that interact with people, more specifically students, collecting
data and processing them for analysis. To this end, as an example, 5 ethical artifacts
will be built for the development, implementation and evaluation of the CICFriend so cial network, a node of the Friendica software. To support the development, a matrix
of ethical and operational risks and benefits was built from the perspective of the data
processing lifecycle. For the implementation, recommendations, requirements and best
practices were provided for the elaboration of: Terms of Use, Privacy Policy and Privacy
Statement. And to support the research and evaluation, recommendations were provided
on informed consent and a step-by-step construction of the Free and Informed Consent
Form. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação Ciência da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.