Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AmandaCelesteMarinhoKoslinski_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Poder de veto e Golden Shares : estudos de casos para a definição dos limites de sua utilização pelo estado brasileiro à luz da Teoria do Abuso do Poder de Voto no Direito Societário
Autor(es): Koslinski, Amanda Celeste Marinho
Orientador(es): Rivera, Amanda Athayde Linhares Martins
Assunto: Veto
Golden shares
Privatização
Empresas públicas
Poder Executivo
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 9-Dez-2021
Referência: KOSLINSKI, Amanda Celeste Marinho. Poder de veto e Golden Shares: estudos de casos para a definição dos limites de sua utilização pelo estado brasileiro à luz da Teoria do Abuso do Poder de Voto no Direito Societário. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente monografia analisa o poder de veto proporcionado ao Estado Brasileiro por meio do instituto das golden shares. Ela faz uma análise de como funciona o poder de veto nas referidas ações, apoiando-se no estudo dos atuais e principais casos de desestatização no Brasil (Vale, Embraer e IRB-Brasil Resseguros): foram analisadas todas as atas das assembleias gerais ordinárias e extraordinárias dessas empresas entre o ano de 2017 e abril de 2021 e os seus estatutos sociais, a fim de se verificar se e como o poder de veto foi utilizado. O trabalho também se baseia em delineamentos referentes ao abuso do poder de veto (à luz da teoria do abuso do poder de voto da Lei das S.A.) para, como consequência dessas análises, definir quais são os possíveis limites para o exercício desse poder pelo Estado Brasileiro.
Abstract: La presente monografía analiza el poder de veto proporcionado al Estado Brasileño por intermedio del instituto de las golden shares. Ella haz un análisis de la manera como funciona el poder de veto en las referidas acciones, apoyándose en el estudio de los actuales y principales casos de desestatizaciones en Brasil (Vale, Embraer e IRB-Brasil Resseguros): fueron analizadas todas las atas de las asambleas generales ordinarias y extraordinarias de esas empresas entre el año de 2017 y abril de 2021 y los estatutos sociales, con el fin de verificar si y como el poder de veto fue utilizado. El trabajo también es basado en los delineamientos referentes al abuso del poder de veto (a la luz de la teoría del abuso del poder de voto de la “Lei das S.A.”) para, como consecuencia de estos análisis, definir cueles son los posibles límites para el ejercicio de este poder por el Estado Brasileño.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — 0Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.