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Título: Estudo do fenômeno bird strike utilizando o software ANSYS
Autor(es): Oliveira, Klyssmann Henrique Ferreira de
Orientador(es): Silva, Rita de Cássia
Assunto: Deformações (Mecânica)
Placas (Engenharia)
Acidentes aéreos
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 2-Dez-2021
Referência: OLIVEIRA, Klyssmann Henrique Ferreira de. Estudo do fenômeno bird strike utilizando o software ANSYS. 2020. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O número crescente de impacto entre aves e aeronaves nos últimos anos vem sendo um fator importante para o projeto de componentes estruturais que sejam capazes de suportar impactos dessa magnitude. Esse impacto é chamado de Bird Strike. O presente trabalho teve como objetivo o estudo do fenômeno Bird Strike utilizando o software ANSYS. O estudo da modelagem deste assunto vem sendo pesquisado desde a metade da década de 1970 até os dias atuais. A modelagem deste evento se torna interessante por se tratar de um impacto de curta duração, cargas transientes, grandes deformações e severa distorção nos elementos. Desta forma, há a necessidade de uma solução explícita, aqui utilizado com o software workbench e autodyn da ANSYS. O trabalho buscou, por meio de simulações auxiliares, as influências que as condições de contorno da placa tem nos resultados. E, por fim, foi modelado o impacto do pássaro adulto da espécie Vanellus chilensis (quero- quero) de 277 g, onde atinge 29,04% dos casos de Bird Strike no Brasil, por meio do impacto de uma esfera e uma placa metálica. Assim, com objetivo de estabelecer a melhor forma de modelagem, foi comparado duas técnicas numérica: Lagrangeana e SPH. Com a melhor técnica numérica definida, foi aplicado um planejamento de experimento (DoE) por meio de um planejamento fatorial para a definição da influência dos fatores de interesse (velocidade, espessura e tipo de material da placa) nos resultados de interesse, bem como, os deslocamentos e tensões máximos atuantes na placa.
Abstract: The increasing number of bird and aircraft impacts in recent years has been an important factor in designing structural components that are capable of withstanding impacts of this magnitude. This impact is called Bird Strike. The present work had the objective of studying the Bird Strike phenomenon using ANSYS software. The study of the modeling of this subject has been researched from the mid-1970s to the present day. The modeling of this event becomes interesting because it is a short duration impact, transient loads, large deformations and severe distortion in the elements. In this way, there is a need for an explicit solution, used here with the ANSYS workbench and autodyn software. The work sought, through auxiliary simulations, the influences that the boundary conditions of the plate have on the results. Finally, the impact of the adult bird of the species Vanellus chilensis (quero-quero) of 277 g, where it reaches 29.04% of the cases of Bird Strike in Brazil, was modeled by means of the impact of a sphere and a metal plate. Thus, in order to establish the best form of modeling, two numerical techniques were compared: Lagrangian and SPH. With the best defined numerical technique, an experimental design (DoE) was applied through a factorial design to define the influence of the factors of interest (speed, thickness and type of plate material in the results of interest), as well the maximum displacement and maximum tension acting on the plate.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020.
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