Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Klyssmann Henrique Ferreira de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Klyssmann Henrique Ferreira de. Estudo do fenômeno bird strike utilizando o software ANSYS. 2020. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O número crescente de impacto entre aves e aeronaves nos últimos anos vem sendo um
fator importante para o projeto de componentes estruturais que sejam capazes de suportar
impactos dessa magnitude. Esse impacto é chamado de Bird Strike. O presente trabalho
teve como objetivo o estudo do fenômeno Bird Strike utilizando o software ANSYS. O
estudo da modelagem deste assunto vem sendo pesquisado desde a metade da década de
1970 até os dias atuais. A modelagem deste evento se torna interessante por se tratar de
um impacto de curta duração, cargas transientes, grandes deformações e severa distorção
nos elementos. Desta forma, há a necessidade de uma solução explícita, aqui utilizado com
o software workbench e autodyn da ANSYS. O trabalho buscou, por meio de simulações
auxiliares, as influências que as condições de contorno da placa tem nos resultados. E,
por fim, foi modelado o impacto do pássaro adulto da espécie Vanellus chilensis (quero-
quero) de 277 g, onde atinge 29,04% dos casos de Bird Strike no Brasil, por meio do
impacto de uma esfera e uma placa metálica. Assim, com objetivo de estabelecer a melhor
forma de modelagem, foi comparado duas técnicas numérica: Lagrangeana e SPH. Com
a melhor técnica numérica definida, foi aplicado um planejamento de experimento (DoE)
por meio de um planejamento fatorial para a definição da influência dos fatores de interesse
(velocidade, espessura e tipo de material da placa) nos resultados de interesse, bem como,
os deslocamentos e tensões máximos atuantes na placa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deformações (Mecânica) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Placas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes aéreos | pt_BR |
dc.title | Estudo do fenômeno bird strike utilizando o software ANSYS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T14:30:35Z | - |
dc.date.available | 2021-12-02T14:30:35Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29332 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The increasing number of bird and aircraft impacts in recent years has been an important
factor in designing structural components that are capable of withstanding impacts of
this magnitude. This impact is called Bird Strike. The present work had the objective of
studying the Bird Strike phenomenon using ANSYS software. The study of the modeling
of this subject has been researched from the mid-1970s to the present day. The modeling
of this event becomes interesting because it is a short duration impact, transient loads,
large deformations and severe distortion in the elements. In this way, there is a need for an
explicit solution, used here with the ANSYS workbench and autodyn software. The work
sought, through auxiliary simulations, the influences that the boundary conditions of the
plate have on the results. Finally, the impact of the adult bird of the species Vanellus
chilensis (quero-quero) of 277 g, where it reaches 29.04% of the cases of Bird Strike in
Brazil, was modeled by means of the impact of a sphere and a metal plate. Thus, in
order to establish the best form of modeling, two numerical techniques were compared:
Lagrangian and SPH. With the best defined numerical technique, an experimental design
(DoE) was applied through a factorial design to define the influence of the factors of
interest (speed, thickness and type of plate material in the results of interest), as well the
maximum displacement and maximum tension acting on the plate. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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