Título: | A formação do aluno leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : o papel exercido pela ludicidade |
Autor(es): | Santos, Vania Larissa de Sousa |
Orientador(es): | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto: | Alfabetização Educação de crianças Leitura - educação Crianças - livros e leitura Educação infantil Interesses na leitura |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 10-Nov-2021 |
Referência: | SANTOS, Vania Larissa de Sousa. A formação do aluno leitor nos anos iniciais do ensino fundamental: o papel exercido pela ludicidade. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou, por meio de entrevistas semiestruturadas (LÜDKE;
ANDRÉ, 2018), com professoras da Secretaria de Educação do Distrito Federal,
analisar a contribuição da ludicidade na/para a formação do aluno leitor no 1º e 2º
anos do BIA (Bloco Inicial de Alfabetização). O quadro teórico contou com
contribuições de autores, tais como: Morais (2012), Soares (2017), Kishimoto (2016),
Albuquerque (2007) Bernadelli (2015), entre outros. A produção dos dados ocorreu no
segundo semestre de 2020. As entrevistas foram realizadas via aplicativo meet em
decorrência da pandemia da covid-19. Duas professoras da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal: uma do primeiro e outra do segundo ano do ensino
fundamental contribuíram com a pesquisa. Os dados foram analisados à luz da análise
de conteúdo temática (BARDIN, 2011). Os resultados apontaram para uma defesa da
ludicidade na sala aula, com algumas singularidades: enquanto a docente atuante no
1º ano assinalava o papel dos jogos didáticos nessa empreitada, a do 2º indicava esse
trabalho com a diversidade de gêneros textuais. Esse dado nos levou a inferir que, à
medida que o estudante avança na escolarização, a ludicidade parecer perder espaço. |
Abstract: | This research aimed, through semi-structured interviews (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), with
teachers from the Department of Education of the Federal District, to analyze the
contribution of playfulness in/to the training of student readers in the 1st and 2nd years
of the BIA (Block Literacy Initial). The theoretical framework included contributions from
authors such as: Morais (2012), Soares (2017), Kishimoto (2016), Albuquerque (2007)
Bernadelli (2015), among others. Data production took place in the second half of
2020. The interviews were conducted via the meet app as a result of the covid-19
pandemic. Two teachers from the State Department of Education of the Federal
District: one from the first year and the other from the second year of elementary school
contributed to the research. Data were analyzed in the light of thematic content
analysis (BARDIN, 2011). The results pointed to a defense of playfulness in the
classroom, with some singularities: while the acting teacher in the 1st year pointed out
the role of didactic games in this endeavor, the 2nd one indicated this work with the
diversity of textual genres. This data led us to infer that, as the student progresses
through schooling, playfulness seems to lose space. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.