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dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Vania Larissa de Sousa-
dc.identifier.citationSANTOS, Vania Larissa de Sousa. A formação do aluno leitor nos anos iniciais do ensino fundamental: o papel exercido pela ludicidade. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou, por meio de entrevistas semiestruturadas (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), com professoras da Secretaria de Educação do Distrito Federal, analisar a contribuição da ludicidade na/para a formação do aluno leitor no 1º e 2º anos do BIA (Bloco Inicial de Alfabetização). O quadro teórico contou com contribuições de autores, tais como: Morais (2012), Soares (2017), Kishimoto (2016), Albuquerque (2007) Bernadelli (2015), entre outros. A produção dos dados ocorreu no segundo semestre de 2020. As entrevistas foram realizadas via aplicativo meet em decorrência da pandemia da covid-19. Duas professoras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: uma do primeiro e outra do segundo ano do ensino fundamental contribuíram com a pesquisa. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo temática (BARDIN, 2011). Os resultados apontaram para uma defesa da ludicidade na sala aula, com algumas singularidades: enquanto a docente atuante no 1º ano assinalava o papel dos jogos didáticos nessa empreitada, a do 2º indicava esse trabalho com a diversidade de gêneros textuais. Esse dado nos levou a inferir que, à medida que o estudante avança na escolarização, a ludicidade parecer perder espaço.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordLeitura - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - livros e leiturapt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.titleA formação do aluno leitor nos anos iniciais do ensino fundamental : o papel exercido pela ludicidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-10T17:31:33Z-
dc.date.available2021-11-10T17:31:33Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29172-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed, through semi-structured interviews (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), with teachers from the Department of Education of the Federal District, to analyze the contribution of playfulness in/to the training of student readers in the 1st and 2nd years of the BIA (Block Literacy Initial). The theoretical framework included contributions from authors such as: Morais (2012), Soares (2017), Kishimoto (2016), Albuquerque (2007) Bernadelli (2015), among others. Data production took place in the second half of 2020. The interviews were conducted via the meet app as a result of the covid-19 pandemic. Two teachers from the State Department of Education of the Federal District: one from the first year and the other from the second year of elementary school contributed to the research. Data were analyzed in the light of thematic content analysis (BARDIN, 2011). The results pointed to a defense of playfulness in the classroom, with some singularities: while the acting teacher in the 1st year pointed out the role of didactic games in this endeavor, the 2nd one indicated this work with the diversity of textual genres. This data led us to infer that, as the student progresses through schooling, playfulness seems to lose space.pt_BR
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