Título: | Ensino da arte na educação infantil : apontamentos teóricos e práticos |
Autor(es): | Leal, Valéria Pereira |
Orientador(es): | Sá, Antônio Villar Marques de |
Assunto: | Educação infantil Ensino - meios auxiliares Atividades lúdicas Educação lúdica Arte e educação Arte-educação |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 10-Nov-2021 |
Referência: | LEAL, Valéria Pereira. Ensino da arte na educação infantil: apontamentos teóricos e práticos. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A palavra arte é um termo que vem do latim Ars e que significa habilidade. Está ligada à história
do homem e sua definição pode variar de acordo com a época e cultura. É uma ciência que aprecia
os movimentos artísticos, as obras de artes, os artistas e as modificações na valorização estética
dando sentido as experiências de cada indivíduo. Através dela, a criança expande a sensibilidade,
a observação, a inteligência e a imaginação. O lúdico é uma significativa ferramenta para o
processo de desenvolvimento, indicando que podemos utilizá-lo observando a importância da
criança que brinca. As crianças hoje estão inseridas em uma agenda cheia de compromissos e o
brincar está ficando em segundo plano. Trago uma reflexão sobre a importância da ludicidade
como recurso pedagógico através do jogo, do brincar e da arte na Educação Infantil. O lúdico e
arte torna-se importantes recursos no cotidiano escolar e familiar, contribuindo com o
desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Tomei por base o pensamento de Ana Mae
Barbosa, e diversos documentos elaborados pelo Ministério da Educação. Sem a arte nosso
conhecimento de mundo seria modesto. Entender e conhecer a arte produzida em nosso meio é
fundamental para o desenvolvimento de nossa identidade. Sendo assim, podemos dizer que a arte
é um meio de comunicação entre os mais diversos povos, nos permitindo ampliar nossa visão de
mundo. Na educação infantil devemos explorar o ensino da arte para que possamos favorecer
aprendizagens expressivas. |
Abstract: | The word art is a term that comes from the Latin Ars and it means skill. It is linked to human
history and its definition may vary according to time and culture. It is a science that appreciates
artistic movements, works of art, artists and changes in aesthetic appreciation giving meaning to
the experiences of each individual. Through it, the child expands sensitivity, observation,
intelligence and imagination. Playfulness is a significant tool for the development process,
indicating that we can use it by observing the importance of the child who plays. Children today
are inserted in a schedule full of appointments and playing is taking a back seat. I bring a reflection
on the importance of playfulness as a pedagogical resource through games, play and art in Early
Childhood Education. Playfulness and art become important resources in school and family life,
contributing to the development of children in Early Childhood Education. I used Ana Mae
Barbosa's thinking as a basis, and several documents prepared by the Ministry of Education.
Without art our knowledge of the world would be modest. Understanding and knowing the art
produced in our environment is fundamental for the development of our identity. Thus, we can
say that art is a means of communication between the most diverse peoples, allowing us to broaden
our view of the world. In early childhood education, we must explore the teaching of art so that
we can favor expressive learning. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.