Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ValeriaPereiraLeal_tcc.pdf508,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorLeal, Valéria Pereira-
dc.identifier.citationLEAL, Valéria Pereira. Ensino da arte na educação infantil: apontamentos teóricos e práticos. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA palavra arte é um termo que vem do latim Ars e que significa habilidade. Está ligada à história do homem e sua definição pode variar de acordo com a época e cultura. É uma ciência que aprecia os movimentos artísticos, as obras de artes, os artistas e as modificações na valorização estética dando sentido as experiências de cada indivíduo. Através dela, a criança expande a sensibilidade, a observação, a inteligência e a imaginação. O lúdico é uma significativa ferramenta para o processo de desenvolvimento, indicando que podemos utilizá-lo observando a importância da criança que brinca. As crianças hoje estão inseridas em uma agenda cheia de compromissos e o brincar está ficando em segundo plano. Trago uma reflexão sobre a importância da ludicidade como recurso pedagógico através do jogo, do brincar e da arte na Educação Infantil. O lúdico e arte torna-se importantes recursos no cotidiano escolar e familiar, contribuindo com o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Tomei por base o pensamento de Ana Mae Barbosa, e diversos documentos elaborados pelo Ministério da Educação. Sem a arte nosso conhecimento de mundo seria modesto. Entender e conhecer a arte produzida em nosso meio é fundamental para o desenvolvimento de nossa identidade. Sendo assim, podemos dizer que a arte é um meio de comunicação entre os mais diversos povos, nos permitindo ampliar nossa visão de mundo. Na educação infantil devemos explorar o ensino da arte para que possamos favorecer aprendizagens expressivas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação lúdicapt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte-educaçãopt_BR
dc.titleEnsino da arte na educação infantil : apontamentos teóricos e práticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-10T17:26:59Z-
dc.date.available2021-11-10T17:26:59Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29171-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The word art is a term that comes from the Latin Ars and it means skill. It is linked to human history and its definition may vary according to time and culture. It is a science that appreciates artistic movements, works of art, artists and changes in aesthetic appreciation giving meaning to the experiences of each individual. Through it, the child expands sensitivity, observation, intelligence and imagination. Playfulness is a significant tool for the development process, indicating that we can use it by observing the importance of the child who plays. Children today are inserted in a schedule full of appointments and playing is taking a back seat. I bring a reflection on the importance of playfulness as a pedagogical resource through games, play and art in Early Childhood Education. Playfulness and art become important resources in school and family life, contributing to the development of children in Early Childhood Education. I used Ana Mae Barbosa's thinking as a basis, and several documents prepared by the Ministry of Education. Without art our knowledge of the world would be modest. Understanding and knowing the art produced in our environment is fundamental for the development of our identity. Thus, we can say that art is a means of communication between the most diverse peoples, allowing us to broaden our view of the world. In early childhood education, we must explore the teaching of art so that we can favor expressive learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.