Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29165
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RenamDeSouzaMegda_tcc.pdf625,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Discriminação de gênero no mercado de trabalho brasileiro de 2012 até 2019 : uma análise econométrica
Autor(es): Megda, Renam de Souza e
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Mercado de trabalho
Desigualdade de renda
Gênero - desigualdade
Econometria
Discriminação de sexo no emprego
Discriminação no emprego
Salários
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 10-Nov-2021
Referência: MEGDA, Renam de Souza e. Discriminação de gênero no mercado de trabalho brasileiro de 2012 até 2019: uma análise econométrica. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O intuito do presente trabalho é analisar a evolução da desigualdade salarial entre os gêneros no mercado de trabalho Brasileiro de 2012 até 2019. Para tanto, é utilizada a Pesquisa Nacional Domiciliar Contínua - PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE, para estimar os parâmetros populacionais de análise. Além disso, utiliza-se do arcabouço de equação minceriana e decomposição Oaxaca-Blinder para estimar tanto os impactos dos determinantes de rendimentos, quanto a discriminação de gênero. A decomposição foi realizada separando as populações por cor de pele e em seguida, separando por setor de atividade, além de uma decomposição para toda a população agregada.
Abstract: The purpose of the present article is to analyse the changes occurred in the gender wage gap of Brazilian labor market between 2012 and 2019. For this purpose, it was used the Continuous National Household Survey - PNAD Contínua published by IBGE to estimate the population parameters of analysis. Furthermore, it was used a Mincer equation and a Blinder-Oaxaca decomposition to analyse both the impacts of income determinants and gender discrimination. First, the decomposition was estimated for the entire filtered population. Later, it was performed by skin color and sector of activity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.