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Título: Adequação pedagógica na prática inclusiva com crianças autistas
Autor(es): Lopes, Nathalia Santos
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Inclusão escolar
Educação inclusiva - adaptações curriculares
Educação de crianças
Educação especial
Crianças autistas - aprendizagem
Autismo - educação especial
Autismo em crianças
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 10-Nov-2021
Referência: LOPES, Nathalia Santos. Adequação pedagógica na prática inclusiva com crianças autistas. 2021. 74 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender como a adequação de atividades pode possibilitar a inclusão pedagógica de alunos com autismo em turmas de Educação Infantil. Os objetivos específicos foram apresentar o contexto histórico de autismo, a discussão sobre as diferentes concepções acerca do autismo, à luz das teorias, a definição do conceito de adequações de atividade pedagógicas e a apresentação de alguns exemplos dessas adaptações utilizadas em um estudo de caso. Para a elaboração deste trabalho de investigação optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, com a utilização de um diário de bordo como procedimento de pesquisa. Compreende-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a inclusão de alunos com autismo seja realmente efetiva, contudo, é possível considerar a adequação pedagógica como facilitadora da inclusão, uma vez que a individualidade do aluno é respeitada, trazendo para o contexto pedagógico seus conhecimentos prévios e as suas experiências.
Abstract: This work has as general objective to understand how the adequacy of activities can enable the pedagogical inclusion of students with autism in Preschool Education classes. The specific objectives were to present the historical context of autism, the discussion about the different conceptions about autism, based on theories, the definition of the concept of adaptations of pedagogical activity and the presentation of some examples of these adaptations used in a case study. For the preparation of this research work, a qualitative approach was chosen, using the case study, with the use of a logbook as a research procedure. It is understood that there is still a long way to go for the inclusion of students with autism to be really effective, however, it is possible to consider the pedagogical adequacy as a facilitator of inclusion, since the individuality of the student is respected, bringing to the pedagogical context their previous knowledge and experiences
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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