Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Lopes, Nathalia Santos | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Nathalia Santos. Adequação pedagógica na prática inclusiva com crianças autistas. 2021. 74 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral compreender como a adequação de
atividades pode possibilitar a inclusão pedagógica de alunos com autismo em
turmas de Educação Infantil. Os objetivos específicos foram apresentar o contexto
histórico de autismo, a discussão sobre as diferentes concepções acerca do
autismo, à luz das teorias, a definição do conceito de adequações de atividade
pedagógicas e a apresentação de alguns exemplos dessas adaptações utilizadas
em um estudo de caso. Para a elaboração deste trabalho de investigação optou-se
pela abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, com a utilização de um
diário de bordo como procedimento de pesquisa. Compreende-se que ainda há um
longo caminho a ser percorrido para que a inclusão de alunos com autismo seja
realmente efetiva, contudo, é possível considerar a adequação pedagógica como
facilitadora da inclusão, uma vez que a individualidade do aluno é respeitada,
trazendo para o contexto pedagógico seus conhecimentos prévios e as suas
experiências. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva - adaptações curriculares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças autistas - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo - educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.title | Adequação pedagógica na prática inclusiva com crianças autistas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T12:22:24Z | - |
dc.date.available | 2021-11-10T12:22:24Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29160 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has as general objective to understand how the adequacy of activities can
enable the pedagogical inclusion of students with autism in Preschool Education
classes. The specific objectives were to present the historical context of autism, the
discussion about the different conceptions about autism, based on theories, the
definition of the concept of adaptations of pedagogical activity and the presentation of
some examples of these adaptations used in a case study. For the preparation of this
research work, a qualitative approach was chosen, using the case study, with the use
of a logbook as a research procedure. It is understood that there is still a long way to
go for the inclusion of students with autism to be really effective, however, it is
possible to consider the pedagogical adequacy as a facilitator of inclusion, since the
individuality of the student is respected, bringing to the pedagogical context their
previous knowledge and experiences | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|