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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorLopes, Nathalia Santos-
dc.identifier.citationLOPES, Nathalia Santos. Adequação pedagógica na prática inclusiva com crianças autistas. 2021. 74 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral compreender como a adequação de atividades pode possibilitar a inclusão pedagógica de alunos com autismo em turmas de Educação Infantil. Os objetivos específicos foram apresentar o contexto histórico de autismo, a discussão sobre as diferentes concepções acerca do autismo, à luz das teorias, a definição do conceito de adequações de atividade pedagógicas e a apresentação de alguns exemplos dessas adaptações utilizadas em um estudo de caso. Para a elaboração deste trabalho de investigação optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, com a utilização de um diário de bordo como procedimento de pesquisa. Compreende-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a inclusão de alunos com autismo seja realmente efetiva, contudo, é possível considerar a adequação pedagógica como facilitadora da inclusão, uma vez que a individualidade do aluno é respeitada, trazendo para o contexto pedagógico seus conhecimentos prévios e as suas experiências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusiva - adaptações curricularespt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordCrianças autistas - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.titleAdequação pedagógica na prática inclusiva com crianças autistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-10T12:22:24Z-
dc.date.available2021-11-10T12:22:24Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29160-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as general objective to understand how the adequacy of activities can enable the pedagogical inclusion of students with autism in Preschool Education classes. The specific objectives were to present the historical context of autism, the discussion about the different conceptions about autism, based on theories, the definition of the concept of adaptations of pedagogical activity and the presentation of some examples of these adaptations used in a case study. For the preparation of this research work, a qualitative approach was chosen, using the case study, with the use of a logbook as a research procedure. It is understood that there is still a long way to go for the inclusion of students with autism to be really effective, however, it is possible to consider the pedagogical adequacy as a facilitator of inclusion, since the individuality of the student is respected, bringing to the pedagogical context their previous knowledge and experiencespt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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