Título: | Vidas que se entrelaçam : reflexões sobre o processo de constituição do sujeito a partir da relação entre um estudante de pedagogia e um menino de uma instituição de acolhimento |
Autor(es): | Chagas, Lucas Vinicius Pinheiro |
Orientador(es): | Munhoz, Silmara Carina Dornelas |
Assunto: | Pedagogia social Pedagogos - formação Pedagogos - prática profissional Crianças - assistência em instituições Estudantes universitários - Pedagogia |
Data de apresentação: | 24-Mai-2021 |
Data de publicação: | 10-Nov-2021 |
Referência: | CHAGAS, Lucas Vinicius Pinheiro. Vidas que se entrelaçam: reflexões sobre o processo de constituição do sujeito a partir da relação entre um estudante de pedagogia e um menino de uma instituição de acolhimento. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com intuito de refletir sobre o processo de constituição dos sujeitos
a partir da relação entre um estudante de pedagogia e um menino de uma instituição de
acolhimento. Nesse sentido, buscou-se analisar como os sujeitos se constituem e são
constituídos a partir das relações, semioticamente mediadas, com o outro. A análise partiu dos
registros de intervenções realizadas pelo estudante em uma casa de acolhimento, em
acompanhamento de uma criança de 9 anos. Realizou-se um diálogo das experiências vividas
por ambos, com o conhecimento obtido durante a formação do curso de pedagogia, tendo
como referencial teórico a psicologia histórico-cultural. Foi possível perceber que as
experiências vivenciadas pelos protagonistas do estudo já fazem parte do processo de
constituição destes, principalmente em relação à formação do estudante que pode constatar
que sempre tem algo mais que os professores podem fazer, além de cumprir sua função que é
educar, uma palavra, a escuta, uma postura ética em face da alteridade podem mudar a
perspectiva de uma criança em relação a escola e aos profissionais que dela fazem parte, ou
seja, é fundamental tratar com humanidade aqueles que são seres humanos. |
Abstract: | This work was carried out in order to reflect on the process of constitution of the subjects
based on the relationship between a pedagogy student and a boy from a host institution. In
this sense, we sought to analyze how the subjects are constituted and are constituted from the
relations, semiotically mediated, with the other. The analysis started from the records of
interventions carried out by the student in a foster home, following a 9-year-old child. There
was a dialogue of the experiences lived by both, with the knowledge obtained during the
formation of the pedagogy course, having the historical-cultural psychology as a theoretical
reference. It was possible to perceive that the experiences lived by the protagonists of the
study are already part of the process of constitution of these, mainly in relation to the
formation of the student who can verify that there is always something more that the teachers
can do, in addition to fulfilling their function, which is to educate, a word, listening, an ethical
posture in the face of otherness can change a child's perspective in relation to the school and
the professionals who are part of it, that is, it is fundamental to treat human beings with
humanity. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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