Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29156
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasViniciusPinheiroChagas_tcc.pdf319,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vidas que se entrelaçam : reflexões sobre o processo de constituição do sujeito a partir da relação entre um estudante de pedagogia e um menino de uma instituição de acolhimento
Autor(es): Chagas, Lucas Vinicius Pinheiro
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Pedagogia social
Pedagogos - formação
Pedagogos - prática profissional
Crianças - assistência em instituições
Estudantes universitários - Pedagogia
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 10-Nov-2021
Referência: CHAGAS, Lucas Vinicius Pinheiro. Vidas que se entrelaçam: reflexões sobre o processo de constituição do sujeito a partir da relação entre um estudante de pedagogia e um menino de uma instituição de acolhimento. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho foi realizado com intuito de refletir sobre o processo de constituição dos sujeitos a partir da relação entre um estudante de pedagogia e um menino de uma instituição de acolhimento. Nesse sentido, buscou-se analisar como os sujeitos se constituem e são constituídos a partir das relações, semioticamente mediadas, com o outro. A análise partiu dos registros de intervenções realizadas pelo estudante em uma casa de acolhimento, em acompanhamento de uma criança de 9 anos. Realizou-se um diálogo das experiências vividas por ambos, com o conhecimento obtido durante a formação do curso de pedagogia, tendo como referencial teórico a psicologia histórico-cultural. Foi possível perceber que as experiências vivenciadas pelos protagonistas do estudo já fazem parte do processo de constituição destes, principalmente em relação à formação do estudante que pode constatar que sempre tem algo mais que os professores podem fazer, além de cumprir sua função que é educar, uma palavra, a escuta, uma postura ética em face da alteridade podem mudar a perspectiva de uma criança em relação a escola e aos profissionais que dela fazem parte, ou seja, é fundamental tratar com humanidade aqueles que são seres humanos.
Abstract: This work was carried out in order to reflect on the process of constitution of the subjects based on the relationship between a pedagogy student and a boy from a host institution. In this sense, we sought to analyze how the subjects are constituted and are constituted from the relations, semiotically mediated, with the other. The analysis started from the records of interventions carried out by the student in a foster home, following a 9-year-old child. There was a dialogue of the experiences lived by both, with the knowledge obtained during the formation of the pedagogy course, having the historical-cultural psychology as a theoretical reference. It was possible to perceive that the experiences lived by the protagonists of the study are already part of the process of constitution of these, mainly in relation to the formation of the student who can verify that there is always something more that the teachers can do, in addition to fulfilling their function, which is to educate, a word, listening, an ethical posture in the face of otherness can change a child's perspective in relation to the school and the professionals who are part of it, that is, it is fundamental to treat human beings with humanity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.