Título: | Contribuições e dificuldades do estágio não obrigatório para a formação do pedagogo na Universidade de Brasília |
Autor(es): | Agostinho, Giovana Oliveira |
Orientador(es): | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
Assunto: | Pedagogia - prática Pedagogos - formação Pedagogos - prática profissional Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 28-Out-2021 |
Referência: | AGOSTINHO, Giovana Oliveira. Contribuições e dificuldades do estágio não obrigatório para a formação do pedagogo na Universidade de Brasília. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | formação do Pedagogo na Universidade de Brasília. O estágio é caracterizado como o
exercício da prática profissional exercida por sujeitos ainda em processo de formação, sendo
assim, é um ato educativo. O trabalho tem como objetivo geral compreender o estágio não
obrigatório em sua integralidade e captar as possibilidades de reflexão, proveitos e
adversidades para o estudante em relação a sua futura carreira profissional. A fim de alcançar
este objetivo, metodologicamente, optou-se por duas frentes investigativas: uma pesquisa
teórica acrescida também de uma pesquisa empírica. A metodologia utilizada foi a pesquisa
exploratória. O instrumento utilizado para o levantamento de dados foi o questionário. Ele
contou com a participação de 42 estudantes e egressos do curso de Pedagogia da UnB. A
partir dos dados coletados pôde-se apreender as dificuldades, proveitos e características
vivenciadas a partir da prática do estágio não obrigatório pelos estudantes. Algumas das
dificuldades encontradas foram a baixa remuneração e a dificuldade de conciliação entre o
estágio e os estudos. Em detrimento a isso, dentre as contribuições estão a percepção da
pedagogia na prática 9( ou reflexão sobre o trabalho? ) e itens relacionados a vivência
profissional. |
Abstract: | This research sought to analyze the contributions of the practice of non-mandatory internship
to the formation of Pedagogue at the University of Brasilia. The internship is distinguished
as the exercise of professional practice utilized by subjects yet in the process of formation,
consequently, it is an educational act. The assignment has the main goal to understand the
non-mandatory internship in its aggregate and collect the reflection possibilities, benefits
and adversities for the student to his future professional career. In order to achieve this
objective methodologically, we opted for two lines of reasoning: a theoretical research plus
an empirical survey. The methodology used was an investigative study. The instrument used
for data collection was the inquiry.It had the participation of 42 people among graduate and
Pedagogy student at UNB. with data collected, it was possible to discern the difficulties,
benefits and characteristics experienced with the practice of the non-mandatory internship
by the students. Some of the ones found were the low remuneration and the difficulty of
reconciling between the internship and the studies. In detriment to this, the contributions are
the perception of pedagogy in practice and items related to professional experience |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.