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Título: Alternativas ao capitalismo de vigilância : uma análise do uso de software livre em instituições públicas de ensino superior brasileiras
Autor(es): Oddone, André Castanheira
Orientador(es): Amiel, Tel
Assunto: Ensino superior
Software livre
Hackers
Instituições de ensino superior
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 25-Out-2021
Referência: ODDONE, André Castanheira. Alternativas ao capitalismo de vigilância: uma análise do uso de software livre em instituições públicas de ensino superior brasileiras. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho objetivou estudar como se dão os processos de adoção de serviços educacionais em nuvem, de grandes empresas de tecnologia, por instituições públicas de ensino superior (IPES) brasileiras. Buscou-se compreender como essa adoção afeta a infraestrutura e autonomia tecnológica das instituições, bem como a adoção de soluções baseadas em software livre. O texto é iniciado com um percurso teórico por temas que incluem o capitalismo de vigilância, software livre e proprietário, ética hacker, educação aberta e recursos educacionais abertos. Em seguida são relatados três estudos de caso realizados através de entrevistas com quatro servidores de três IPES e de análises de documentos. Conclui-se que a adoção de plataformas educacionais dessas empresas, nas IPES pesquisadas, parece ser uma forte tendência. No entanto, o uso de software livre encontra força em certas áreas de aplicação (como nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e projetos menores, no entanto, ainda significativos
Abstract: This work studies the processes of adoption of cloud-based educational services, from large technology companies, by Brazilian higher education public institutions (HEPI). It aims to provide some insight as how this adoption impacts the technological infrastructure and autonomy of the institutions, as well as the use of free and open source software solutions. The text begins with a theoretical journey through themes that include surveillance capitalism, free and proprietary software, hacker ethics, open education and open educational resources. Next, three case studies are reported through interviews with four servers from three HEPI and document analysis. It is concluded that the adoption of educational platforms from these companies, in the studied HEPI, seems to be a strong trend. However, the use of free software finds strength in certain application areas (as in Virtual Learning Environments) and smaller projects that are, however, still significant.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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