Título: | Alternativas ao capitalismo de vigilância : uma análise do uso de software livre em instituições públicas de ensino superior brasileiras |
Autor(es): | Oddone, André Castanheira |
Orientador(es): | Amiel, Tel |
Assunto: | Ensino superior Software livre Hackers Instituições de ensino superior |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 25-Out-2021 |
Referência: | ODDONE, André Castanheira. Alternativas ao capitalismo de vigilância: uma análise do uso de software livre em instituições públicas de ensino superior brasileiras. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho objetivou estudar como se dão os processos de adoção de serviços educacionais
em nuvem, de grandes empresas de tecnologia, por instituições públicas de ensino superior
(IPES) brasileiras. Buscou-se compreender como essa adoção afeta a infraestrutura e
autonomia tecnológica das instituições, bem como a adoção de soluções baseadas em software
livre. O texto é iniciado com um percurso teórico por temas que incluem o capitalismo de
vigilância, software livre e proprietário, ética hacker, educação aberta e recursos educacionais
abertos. Em seguida são relatados três estudos de caso realizados através de entrevistas com
quatro servidores de três IPES e de análises de documentos. Conclui-se que a adoção de
plataformas educacionais dessas empresas, nas IPES pesquisadas, parece ser uma forte
tendência. No entanto, o uso de software livre encontra força em certas áreas de aplicação
(como nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e projetos menores, no entanto, ainda
significativos |
Abstract: | This work studies the processes of adoption of cloud-based educational services, from large
technology companies, by Brazilian higher education public institutions (HEPI). It aims to
provide some insight as how this adoption impacts the technological infrastructure and
autonomy of the institutions, as well as the use of free and open source software solutions.
The text begins with a theoretical journey through themes that include surveillance capitalism,
free and proprietary software, hacker ethics, open education and open educational resources.
Next, three case studies are reported through interviews with four servers from three HEPI
and document analysis. It is concluded that the adoption of educational platforms from these
companies, in the studied HEPI, seems to be a strong trend. However, the use of free software
finds strength in certain application areas (as in Virtual Learning Environments) and smaller
projects that are, however, still significant. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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