Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29010
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AndreCastanheiraOddone_tcc.pdf311,57 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAmiel, Tel-
dc.contributor.authorOddone, André Castanheira-
dc.identifier.citationODDONE, André Castanheira. Alternativas ao capitalismo de vigilância: uma análise do uso de software livre em instituições públicas de ensino superior brasileiras. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetivou estudar como se dão os processos de adoção de serviços educacionais em nuvem, de grandes empresas de tecnologia, por instituições públicas de ensino superior (IPES) brasileiras. Buscou-se compreender como essa adoção afeta a infraestrutura e autonomia tecnológica das instituições, bem como a adoção de soluções baseadas em software livre. O texto é iniciado com um percurso teórico por temas que incluem o capitalismo de vigilância, software livre e proprietário, ética hacker, educação aberta e recursos educacionais abertos. Em seguida são relatados três estudos de caso realizados através de entrevistas com quatro servidores de três IPES e de análises de documentos. Conclui-se que a adoção de plataformas educacionais dessas empresas, nas IPES pesquisadas, parece ser uma forte tendência. No entanto, o uso de software livre encontra força em certas áreas de aplicação (como nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e projetos menores, no entanto, ainda significativospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordSoftware livrept_BR
dc.subject.keywordHackerspt_BR
dc.subject.keywordInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.titleAlternativas ao capitalismo de vigilância : uma análise do uso de software livre em instituições públicas de ensino superior brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-25T11:53:54Z-
dc.date.available2021-10-25T11:53:54Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29010-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work studies the processes of adoption of cloud-based educational services, from large technology companies, by Brazilian higher education public institutions (HEPI). It aims to provide some insight as how this adoption impacts the technological infrastructure and autonomy of the institutions, as well as the use of free and open source software solutions. The text begins with a theoretical journey through themes that include surveillance capitalism, free and proprietary software, hacker ethics, open education and open educational resources. Next, three case studies are reported through interviews with four servers from three HEPI and document analysis. It is concluded that the adoption of educational platforms from these companies, in the studied HEPI, seems to be a strong trend. However, the use of free software finds strength in certain application areas (as in Virtual Learning Environments) and smaller projects that are, however, still significant.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.