Título: | A representação da educação de jovens e adultos a partir da narrativa de uma aluna |
Autor(es): | Oliveira, Danilo Cavalcante de |
Orientador(es): | Souza, Rodrigo Matos de |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Machismo Estudantes - vivência escolar |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 22-Out-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Danilo Cavalcante de. A representação da educação de jovens e adultos a partir da narrativa de uma aluna. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa iniciou-se com o objetivo central de investigar as representações
criadas pela entrevistada sobre o seu processo educativo na Educação de
Jovens e Adultos (EJA). Para tanto foi necessário delinear o entendimento que
tenho sobre a representação e apresentar um pouco dos teóricos que trabalham
com este conceito, tendo um foco principal no Roger Chartier (1990; 1991;
2002), demonstrando assim o que é representação, sua importância e ganhos
teóricos que podem ser alcançados utilizando este conceito. Além disso, foi
trabalhado com a entrevista narrativa e assim também foi apresentado um pouco
desta perspectiva de entrevista, demonstrando a liberdade que há nesta
entrevista, tanto para o entrevistador quanto para o entrevistado. A entrevista foi
realizada com uma ex-estudante da EJA, residente de Ji-Paraná – RO, que tem
45 anos e é mulher, que após muitos anos tendo sua educação impedida por
ex-maridos, ela conseguiu voltar a estudar e assim enfrentando certos
problemas, mas também aprendendo coisas novas e recuperando um pouco da
confiança que tem sobre si. Observando como um todo, a representação de Lina
sobre a EJA, fica perceptível que ela teve uma boa experiência, não tendo
criticas a expor, com isso acabou sendo criado uma representação um pouco
utópica. Sendo bastante relatada a ideia da educação ser uma salvação, a EJA
sendo o meio para alcançá-la, recuperar o tempo perdido, além de retratar um
corpo docente impecável, sempre incentivando e trabalhando todos as
dificuldades apresentadas, e uma turma bastante unida, em prol da melhoria em
conjunto, realizando grupos de estudos. Contudo, mesmo com esta
representação positiva percebeu-se certos tópicos importantes na fala dela que
acometem diversas outras pessoas, como o machismo sofrido por ela, o
sentimento de inferioridade por não possuir certos conhecimentos acadêmicos,
assim como uma melhora ante a esse discurso e os alunos da EJA estão mais
novos. |
Abstract: | This research began with the main objective of investigating the representations
created by the interviewee about her educational process in Youth and Adult
Education (EJA). To do so, it was necessary to outline my understanding of
representation and present some of the theorists who work with this concept,
with a main focus on Roger Chartier (1990; 1991; 2002), thus demonstrating
what representation is, its importance and gains that can be achieved using this
concept. In addition, it was worked with the narrative interview and thus a little of
this interview perspective was also presented, demonstrating the freedom that
exists in this interview, both for the interviewer and for the interviewee. The
interview was conducted with a former EJA student, a resident of Ji-Paraná –
RO, who is 45 years old and a woman, who after many years having her
education impeded by her ex-husbands, she managed to go back to school and
thus facing certain problems, but also learning new things and regaining some of
the confidence you have about yourself. Observing as a whole, Lina's
representation of EJA, it is noticeable that she had a good experience, having no
critics to expose, with that, a somewhat utopian representation was created. The
idea of education being a salvation being widely reported, EJA being the means
to achieve it, make up for lost time, in addition to portraying an impeccable
faculty, always encouraging and working on all the difficulties presented, and a
very united class, in for improvement together, carrying out study groups.
However, even with this positive representation, certain important topics were
perceived in her speech that affect several other people, such as the machismo
suffered by her, the feeling of inferiority for not having certain academic
knowledge, as well as an improvement in relation to this speech and the EJA
students are younger. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.