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dc.contributor.advisorSouza, Rodrigo Matos de-
dc.contributor.authorOliveira, Danilo Cavalcante de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Danilo Cavalcante de. A representação da educação de jovens e adultos a partir da narrativa de uma aluna. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa iniciou-se com o objetivo central de investigar as representações criadas pela entrevistada sobre o seu processo educativo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto foi necessário delinear o entendimento que tenho sobre a representação e apresentar um pouco dos teóricos que trabalham com este conceito, tendo um foco principal no Roger Chartier (1990; 1991; 2002), demonstrando assim o que é representação, sua importância e ganhos teóricos que podem ser alcançados utilizando este conceito. Além disso, foi trabalhado com a entrevista narrativa e assim também foi apresentado um pouco desta perspectiva de entrevista, demonstrando a liberdade que há nesta entrevista, tanto para o entrevistador quanto para o entrevistado. A entrevista foi realizada com uma ex-estudante da EJA, residente de Ji-Paraná – RO, que tem 45 anos e é mulher, que após muitos anos tendo sua educação impedida por ex-maridos, ela conseguiu voltar a estudar e assim enfrentando certos problemas, mas também aprendendo coisas novas e recuperando um pouco da confiança que tem sobre si. Observando como um todo, a representação de Lina sobre a EJA, fica perceptível que ela teve uma boa experiência, não tendo criticas a expor, com isso acabou sendo criado uma representação um pouco utópica. Sendo bastante relatada a ideia da educação ser uma salvação, a EJA sendo o meio para alcançá-la, recuperar o tempo perdido, além de retratar um corpo docente impecável, sempre incentivando e trabalhando todos as dificuldades apresentadas, e uma turma bastante unida, em prol da melhoria em conjunto, realizando grupos de estudos. Contudo, mesmo com esta representação positiva percebeu-se certos tópicos importantes na fala dela que acometem diversas outras pessoas, como o machismo sofrido por ela, o sentimento de inferioridade por não possuir certos conhecimentos acadêmicos, assim como uma melhora ante a esse discurso e os alunos da EJA estão mais novos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordMachismopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - vivência escolarpt_BR
dc.titleA representação da educação de jovens e adultos a partir da narrativa de uma alunapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-22T18:38:04Z-
dc.date.available2021-10-22T18:38:04Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29008-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research began with the main objective of investigating the representations created by the interviewee about her educational process in Youth and Adult Education (EJA). To do so, it was necessary to outline my understanding of representation and present some of the theorists who work with this concept, with a main focus on Roger Chartier (1990; 1991; 2002), thus demonstrating what representation is, its importance and gains that can be achieved using this concept. In addition, it was worked with the narrative interview and thus a little of this interview perspective was also presented, demonstrating the freedom that exists in this interview, both for the interviewer and for the interviewee. The interview was conducted with a former EJA student, a resident of Ji-Paraná – RO, who is 45 years old and a woman, who after many years having her education impeded by her ex-husbands, she managed to go back to school and thus facing certain problems, but also learning new things and regaining some of the confidence you have about yourself. Observing as a whole, Lina's representation of EJA, it is noticeable that she had a good experience, having no critics to expose, with that, a somewhat utopian representation was created. The idea of education being a salvation being widely reported, EJA being the means to achieve it, make up for lost time, in addition to portraying an impeccable faculty, always encouraging and working on all the difficulties presented, and a very united class, in for improvement together, carrying out study groups. However, even with this positive representation, certain important topics were perceived in her speech that affect several other people, such as the machismo suffered by her, the feeling of inferiority for not having certain academic knowledge, as well as an improvement in relation to this speech and the EJA students are younger.pt_BR
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