Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MariaEstherDaCostaAlexandre_tcc.pdf905,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de tecnologias digitais por crianças, em busca de representações dos pais
Autor(es): Alexandre, Maria Esther da Costa
Orientador(es): Maia, Hélio José Santos
Assunto: Tecnologia digital
Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia e crianças
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Out-2021
Referência: ALEXANDRE, Maria Esther da Costa. O uso de tecnologias digitais por crianças, em busca de representações dos pais. 2021. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o uso excessivo de tecnologia digital por crianças, observando como os pais, educadores e médicos pediatras avaliam essa situação. Sabe-se que desde a criação da roda, aconteceram e acontecem centenas de evoluções tecnológicas que nos trazem ao momento atual, de propagação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Por seu principal problema de pesquisa, a saber: "Quais as possíveis consequências de crianças utilizarem as tecnologias digitas de forma excessiva? procurou-se como objetivo geral identificar causas e consequências do uso excessivo de tecnologias digitais por crianças por meio de representações que pais e responsáveis têm à respeito. Para seu alcance, como metodologia empenhei-me em realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, analisando o contexto tecnológico na sociedade, na família e quais são as consequências desse uso exacerbado. A metodologia qualitativa consistiu na coleta de dados com o auxílio do questionário online e com a coleta e análise dessas respostas, pudemos observar e entender como funciona o uso de dispositivos tecnológicos no contexto familiar. Por fim, ressalta-se a importância de reconhecer que as mídias são recentes e por muitas vezes, não compreendemos se existem consequências ou motivos favoráveis em utilizá-las, sendo assim, na última fase do trabalho pode-se observar o que as crianças e adolescentes acabam perdendo, caso fiquem por longos períodos em frente às telas. Entre as principais conclusões é possível apontar que há uma diversidade de motivos que levam pais a disponibilizar tecnologias digitais para o uso das crianças e a necessidade de controle nesse uso, sobretudo diante dos riscos que as crianças correm.
Abstract: This research aimed to analyze the excessive use of digital technology by children, observing how parents, educators, and pediatric doctors assess this situation. It is known that since the creation of the wheel, hundreds of technological developments have taken place and take place that brings us to the present moment, of the spread of Information and Communication Technologies (ICTs). For its main research problem, namely: "What are the possible consequences of children using digital technologies excessively? The general objective was to identify causes and consequences of the excessive use of digital technologies by children through representations that parents and In order to reach it, as a methodology, I endeavored to carry out bibliographic research on the subject, analyzing the technological context in society, in the family and what are the consequences of this exacerbated use. With the help of the online questionnaire and with the collection and analysis of these responses, we were able to observe and understand how the use of technological devices in the family context works. Finally, the importance of recognizing that the media are recent and often not we understand if there are consequences or favorable reasons for using them, so in the last phase of the work, it is possible to observe what children and adolescents end up losing if they stay for long periods in front of the screens. Among the main conclusions, it is possible to point out that there are a variety of reasons that lead parents to make digital technologies available for the use of children and the need to control this use, especially in view of the risks that children run.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.