Título: | O uso de tecnologias digitais por crianças, em busca de representações dos pais |
Autor(es): | Alexandre, Maria Esther da Costa |
Orientador(es): | Maia, Hélio José Santos |
Assunto: | Tecnologia digital Tecnologia da informação e comunicação Tecnologia e crianças |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 22-Out-2021 |
Referência: | ALEXANDRE, Maria Esther da Costa. O uso de tecnologias digitais por crianças, em busca de representações dos pais. 2021. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar o uso excessivo de tecnologia
digital por crianças, observando como os pais, educadores e médicos pediatras
avaliam essa situação. Sabe-se que desde a criação da roda, aconteceram e
acontecem centenas de evoluções tecnológicas que nos trazem ao momento
atual, de propagação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Por
seu principal problema de pesquisa, a saber: "Quais as possíveis consequências
de crianças utilizarem as tecnologias digitas de forma excessiva? procurou-se
como objetivo geral identificar causas e consequências do uso excessivo de
tecnologias digitais por crianças por meio de representações que pais e
responsáveis têm à respeito. Para seu alcance, como metodologia empenhei-me
em realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, analisando o contexto
tecnológico na sociedade, na família e quais são as consequências desse uso
exacerbado. A metodologia qualitativa consistiu na coleta de dados com o auxílio
do questionário online e com a coleta e análise dessas respostas, pudemos
observar e entender como funciona o uso de dispositivos tecnológicos no contexto
familiar. Por fim, ressalta-se a importância de reconhecer que as mídias são
recentes e por muitas vezes, não compreendemos se existem consequências ou
motivos favoráveis em utilizá-las, sendo assim, na última fase do trabalho pode-se
observar o que as crianças e adolescentes acabam perdendo, caso fiquem por
longos períodos em frente às telas. Entre as principais conclusões é possível
apontar que há uma diversidade de motivos que levam pais a disponibilizar
tecnologias digitais para o uso das crianças e a necessidade de controle nesse
uso, sobretudo diante dos riscos que as crianças correm. |
Abstract: | This research aimed to analyze the excessive use of digital technology by
children, observing how parents, educators, and pediatric doctors assess this
situation. It is known that since the creation of the wheel, hundreds of
technological developments have taken place and take place that brings us to the
present moment, of the spread of Information and Communication Technologies
(ICTs). For its main research problem, namely: "What are the possible
consequences of children using digital technologies excessively? The general
objective was to identify causes and consequences of the excessive use of digital
technologies by children through representations that parents and In order to
reach it, as a methodology, I endeavored to carry out bibliographic research on the
subject, analyzing the technological context in society, in the family and what are
the consequences of this exacerbated use. With the help of the online
questionnaire and with the collection and analysis of these responses, we were
able to observe and understand how the use of technological devices in the family
context works. Finally, the importance of recognizing that the media are recent and
often not we understand if there are consequences or favorable reasons for using
them, so in the last phase of the work, it is possible to observe what children and
adolescents end up losing if they stay for long periods in front of the screens.
Among the main conclusions, it is possible to point out that there are a variety of
reasons that lead parents to make digital technologies available for the use of
children and the need to control this use, especially in view of the risks that
children run. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.